DESVENDANDO A INFLUÊNCIA DA PERCEPÇÃO DE CORRUÇÃO SOBRE O PROGRESSO SOCIAL DE 133 PAÍSES DO GLOBO TERRESTRE

Autores

  • Ronaldo Leão Miranda Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Glaucius André França Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Nelson Hein Hein Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n2p1-15

Palavras-chave:

Corrupção, Progresso Social, Países

Resumo

Compreender a relação de influência que a corrupção exerce sobre o progresso social não é uma tarefa fácil, pois exige do pesquisador uma análise precisa sobre tais temas. Nesta perspectiva, esta pesquisa se propôs avaliar a influência da corrupção sobre o progresso social de 133 países do globo terrestre. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos considera-se como levantamento de dados secundários a partir do sítio da Transparency International e das bases da Social Progress Imperative e quantitativa em relação à abordagem do problema. Sendo assim, os principais resultados evidenciaram que a cada 1% de aumento do índice de progresso social ocorre um aumento de 1,131 % no índice de percepção da corrupção, que é medido a partir do entendimento da população sobre os mecanismos de controle de corrupção na gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Leão Miranda, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando e Bolsista CAPES / FAPESC pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração - PPGCC - PPGAD (CONCEITO CAPES 5) da Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul).

Glaucius André França, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente doutorando em Ciências Contábeis e Administração - PPGCC - FURB. 

Nelson Hein Hein, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduado em Ciências (1987) e em Matemática (1988) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, especialista em Ensino de Ciências / Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (1990). Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Pós-Doutorado pelo IMPA - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2003) e pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA). Atualmente é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau.

Downloads

Publicado

27-09-2019