PRÁTICA E DESAFIOS DA GESTÃO FINANCEIRA NO SETOR SUPERMERCADISTA

Autores

  • Jean Gleyson Farias Martins Uninassau Parnamirim
  • Rodrigo Jose Guerra Leone Universidade Potiguar
  • Hilderline Câmera Oliveira Uninassau Parnamirim
  • Janduir Oliveira Nobrega Uninassau Parnamirim
  • Jizabely Araujo Atanasio Uninassau Parnamirim

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n1p32-55

Palavras-chave:

Gestão financeira. Ponto de equilíbrio. Pay Back. Taxa interna de retorno. Mark-up. Supermercados. Gargalos financeiros.

Resumo

O setor privado dentre seus vários princípios, indica como fundamental a maximização de utilização dos seus recursos, seja, material, financeiro ou de pessoas. Nesta perspectiva, é imperioso o desenvolvimento e a gestão de seus processos operacionais de forma a propiciar a maximização dos resultados. Nesse intuito, este estudo tem por objetivo geral, descrever as práticas e os fatores críticos da gestão financeira nas empresas do setor supermercadista no Estado do Rio Grande do Norte.  O estudo é descritivo exploratório com abordagem classificada como pesquisa de levantamento junto aos supermercados. O instrumento de coleta aplicado na pesquisa foi o modelo survey aplicado por meio de questionário estruturado, fundamentado em 11 dimensões com distribuição de respostas por meio da escala de Likert de 0 a 10 contemplando temas voltados a gestão financeira. O resultado do estudo aponta a aplicação de práticas e ferramentas de gestão e controle financeiro nas unidades de negócios, tanto nas classificados como micro, quanto para as de maior porte. Dentre os pontos relevantes, as empresas demonstram conhecimentos relacionados a custos de produtos, ganhos de escala, margem de contribuição e dos gargalos financeiros. Apresenta elevado índice de escolaridade, bom relacionamento com mercado financeiro e bom conhecimento da clientela. Indicam saber utilizar o capital de giro e tomar decisões acertadas. Porém, apresentam pontos relevantes de preocupação em seus negócios, a destacar: utilização de critérios obsoletos atualmente na concessão e análise de crédito. Baixa utilização dos recursos cadastrais de proteção ao crédito. Utilização insatisfatória das ferramentas de planejamento, orçamento e de procedimentos financeiros, dos indicadores de ponto de equilíbrio, pay back e taxa interna de retorno. Formatação do preço de vendas baseado em concorrentes e no mark-up. E ainda um razoável grupo de gestores sem a devida qualificação gerencial na condução dos negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Gleyson Farias Martins, Uninassau Parnamirim

Doutorando na UFRN (aluno especial). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Potiguar (2014), graduação em Administração - Habilitação Gestão de Negócios pela Universidade Potiguar (2006), MBA em Administração Financeira (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: fluxo de caixa, finanças tradicionais, teoria dos prospectos., financiamento e finanças comportamentais.Coordenador do Curso de Administração e CST em Gestão de Recursos Humanos da Uninassau-Parnamirim.

Rodrigo Jose Guerra Leone, Universidade Potiguar

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1998), especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do PPGA (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional) da Universidade Potiguar. Tem experiência nas áreas de Matemática, Estatística e Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando nos seguintes temas: métodos quantitativos, tomada de decisão, finanças empresariais, finanças comportamentais, planejamento financeiro pessoal, programação matemática e gestão de custos.

Hilderline Câmera Oliveira, Uninassau Parnamirim

Doutora em Ciências Sociais - UFRN. Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), na Universidade de Coimbra-Portugal. Pós-Doutorado em Direitos Humanos na UFPB na área de concentração das Políticas Públicas em Direitos Humanos. Mestre em Serviço Social e Especialista em Antropologia Cultural - UFRN. Assistente Social pela UFRN (2001). Docente do UNIFACEX. Coordenadora do curso de Serviço Social da UNINASSAU/Parnamirim. Professora colaboradora da Academia de Policia Militar do RN. Assessora e Consultora em Projetos Sociais. Foi professora na Graduação de diferentes cursos e no Mestrado em Psicologia da UnP; e Agente de Proteção da Criança e do Adolescente - Poder Judiciário/RN - TJF - 1ª Vara da Infância e Adolescente, por 7 anos. Tem experiência nas áreas de Serviço Social, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Educação Superior e Segurança Pública e Saúde do trabalhador.

Janduir Oliveira Nobrega, Uninassau Parnamirim

Graduação em Ciências Econômicas (UnP - 1993), Especialização em Planejamento e Consultoria Empresaria (UnP - 1995), em Gestão Universitária (UnP - 2007) e Mestre em Administração (UnP 2017). Atualmente é Profissional Liberal, professor universitário em Curso de Gestão e Diretor Acadêmico na Faculdade Metropolitana de Ciência e Tecnologia - FAMEC, além de larga experiência na área de Economia.

 

Jizabely Araujo Atanasio, Uninassau Parnamirim

Docente no nível de graduação, com honra ao mérito pela Uninassau Parnamirim, e técnico, graduada em Administração de empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Natal, graduanda em Pedagogia pela Claretiano, possuo Pós- Graduação em Gestão em Finanças e Controladoria, realizando atualmente uma Pós-graduação em metodologias ativas no ensino. Tive a oportunidade de ser aluna especial do Mestrado de Administração da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cursando a disciplina de Estratégia empresarial. Ministro palestras sobre Educação Financeira, Como falar bem em público, Curriculum Perfeito, Marketing Pessoal, e Como se Comportar de uma Entrevista de Emprego e faço parte de um grupo voluntário que oferece formação digital para uma comunidade carente aqui em Natal. Meus interesses de pesquisa envolvem Estratégia Empresarial, Empreendedorismo, Educação profissional e uso de tecnologias na educação.

Downloads

Publicado

30-05-2019