OS IMPACTOS DOS COMPONENTES INOVATIVOS E TECNOLÓGICOS NA DIVERSIDADE DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA

Autores

  • Marcelo Santos Chaves Licenciado Pleno em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará; e Mestrado em Economia pelo PPGE/UFPA; Analista Econômico de carreira da Fundação Amazônia de Amparo Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA).
  • Sérgio Luiz de Medeiros Rivero Universidade Federal do Pará
  • Antônio Idalmir Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0001-9995-3423

Resumo

A agropecuária brasileira encontrou nos anos de 1970 o caminho para o seu desenvolvimento econômico, expandindo-se vertiginosamente nas décadas seguintes, e redefinindo o papel agroexportador do país no comercio internacional, atingindo quase 30% de participação do valor exportado do país em 2014. Contudo, evidencias apontam que o modelo de desenvolvimento produtivo adotado, afetado fortemente por componentes inovativos e tecnológicos, está altamente correlacionado a estruturas de produção especializadas (monocultivos). Considerando que a agricultura familiar é um segmento produtivo fortemente associado a práticas de diversificação da produção na agropecuária brasileira, além de deter cerca de 84% do total de estabelecimentos rurais existentes no país, torna-se pertinente indagar de que maneira estruturas produtivas diversificadas foram impactadas pelos componentes inovativos e tecnológicos trazidos pelas fortes mudanças deflagrada nos anos 1970? A partir de um modelo econométrico de efeitos fixos com Dados em Painel balanceado (stacked cross-sections), para os anos censitários 1996 e 2006, o presente trabalho testou a hipótese de que estruturas produtivas diversificadas na agropecuária também foram impactadas positivamente por componentes inovativos e tecnológicos. Os resultados obtidos apontaram ser a diversificação um modelo produtivo pouco sensível a inserções inovativas e tecnológicas, sugerindo a ocorrência de uma possível mudança de perfil de estruturas rurais tradicionais na direção de práticas produtivas mais especializadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz de Medeiros Rivero, Universidade Federal do Pará

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo NAEA/UFPA, e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA.

Antônio Idalmir Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Mestre pela FSCMP/UFPA e doutorando do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo NAEA/UFPA.

Downloads

Publicado

28-01-2019