COMUNICAÇÃO INTERNA: UM ESTUDO AMBIENTADO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR METALMECÂNICO

Autores

  • Eliane de Moraes Fortes Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Paula Patricia Ganzer Faculdade CNEC - Farroupilha
  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v10n2p85-102

Palavras-chave:

Comunicação. Comunicação Interna. Organizações.

Resumo

A qualidade e a clareza da informação fazem a diferença entre a existência e o encerramento de um negócio. Portanto, deve-se ser planejada, dispondo de canais e instrumentos variados, permitindo a atuação sinérgica de todas as áreas da organização, evitando falhas na comunicação. Assim, o estudo objetivou analisar a comunicação interna de uma empresa do segmento metalmecânico de Caxias do Sul – RS. A pesquisa foi realizada através de uma survey aplicada a 106 funcionários na indústria metalomecânica de Caxias do Sul. O resultado da pesquisa demonstrou que os funcionários valorizam e sabem da importância de se comunicar de forma clara e objetiva, e que a empresa está buscando novos recursos para auxiliar numa melhor comunicação. Os funcionários não souberam opinar se a empresa estimula a comunicação, mas pode-se dizer que ela se faz presente entre as áreas, mas possui dificuldade entre os departamentos, além do compartilhamento de informações da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane de Moraes Fortes, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora do Curso de Administração de Empresas na Faculdade CNEC.

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade 

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Downloads

Publicado

30-09-2018