COMUNICAÇÃO INTERNA: UM ESTUDO AMBIENTADO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR METALMECÂNICO

Eliane de Moraes Fortes, Juliana Matte, Cassiane Chais, Paula Patricia Ganzer, Daniel Hank Miri, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


A qualidade e a clareza da informação fazem a diferença entre a existência e o encerramento de um negócio. Portanto, deve-se ser planejada, dispondo de canais e instrumentos variados, permitindo a atuação sinérgica de todas as áreas da organização, evitando falhas na comunicação. Assim, o estudo objetivou analisar a comunicação interna de uma empresa do segmento metalmecânico de Caxias do Sul – RS. A pesquisa foi realizada através de uma survey aplicada a 106 funcionários na indústria metalomecânica de Caxias do Sul. O resultado da pesquisa demonstrou que os funcionários valorizam e sabem da importância de se comunicar de forma clara e objetiva, e que a empresa está buscando novos recursos para auxiliar numa melhor comunicação. Os funcionários não souberam opinar se a empresa estimula a comunicação, mas pode-se dizer que ela se faz presente entre as áreas, mas possui dificuldade entre os departamentos, além do compartilhamento de informações da empresa.


Palavras-chave


Comunicação. Comunicação Interna. Organizações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v10n2p85-102

INDEXADORES

 

Logo DIADORIM
Este Periódico possui Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0

 

contador grátis