GESTÃO DE PESSOAS: VISÃO ESTRATÉGICA SOBRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI

Autores

  • Rafaela Wanzeler Faculdade Maurício de Nassau
  • Cláudia Cristina Corrêa de Souza Faculdade Maurício de Nassau
  • Kátia Cristina de Souza Santos Rodrigues Faculdade Maurício de Nassau
  • Márcia Cecília Rodrigues de Oliveira Faculdade Maurício de Nassau
  • Edgar José Pereira Dias Faculdade Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v10n2p67-84

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Estratégia, Treinamento e Desenvolvimento, Organização.

Resumo

O artigo buscou compreender de que maneira o treinamento e desenvolvimento estratégico T&DE geram vantagens competitivas para as organizações, como objetivo de pesquisa analisar tais benefícios. Trata-se de pesquisa descritiva realizada por meio de análise documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados mostram quais ferramentas do T&DE são aplicadas pelo grupo e quais vantagens competitivas foram alcançadas através do capital humano utilizando as técnicas do T&DE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Wanzeler, Faculdade Maurício de Nassau

Profissional cursando MBA em Gestão de Pessoas, formada em Administração, com experiência no auxilio em atividades da área financeira de controle bancário e de contas, fluxo de caixa, emissão de relatórios e de contas a pagar e receber, lançamento de cheques e organização de documentos. No auxilio da gestão das coordenações dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, no desenvolvimento de projetos e eventos, no gerenciamento das informações fornecidas pela gestão, membro participante da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Instituição. Experiência em sala de aula e no desenvolvimento de projetos junto aos docentes da faculdade.

Márcia Cecília Rodrigues de Oliveira, Faculdade Maurício de Nassau

Mestranda em Administração no PPAD da UNAMA - como aluna especial - MBA em Gestão Empresarial pela USP (1998), MBA em Gestão do Varejo Brasileiro pela FIA/USP/PROVAR (2006); MBA em Gestão do Varejo Americano pela FIA/USP/PROVAR em parceria com a Youngstown State University, Ohio, EUA (2005) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (1993). Detém larga experiência na área de gestão com ênfase em Gestão do Varejo e Gestão da Qualidade. Trabalhou 21 anos na empresa Sol Informática como Gerente Geral (1991-2012) onde participou de inúmeros projetos voltados para orientação de processos, qualidade e gestão de pessoas. Trabalhou desde 2009 na Fabel - Faculdade de Belém como professora e orientadora nos cursos de Administração de Empresas, Gestão de Marketing, Gestão de TI e Bacharelado em Direito. Durante 3 anos foi vice-presidente da Associação de Lojistas do Boulevard Shopping em Belém (2009-2012) e participa desde 1996 da ONg Sociedade Alternativa, como orientadora no projeto Sementes de Cidadania, que trabalha na formação de adolescentes para o mercado de trabalho. Presta Consultoria em Gestão de Pessoas, Processos e Qualidade para empresas em Belém e Castanhal. Trabalha como professora externa na Pós Graduação de Gestão Empresarial, no Cesupa, Inex, Estratego e como professora externa de Planejamento Estratégico e Gerenciamento e Desenvolvimento de Equipes na Escola de Governo do Estado do Pará. Atualmente também vinculada como professora do curso de Gestão Comercial, Sistema de Informação, Administração, Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental da Faculdade Maurício de Nassau.

Edgar José Pereira Dias, Faculdade Maurício de Nassau

Doutorando em Administração na Universidade da Amazônia - UNAMA (2015), Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia ? UNAMA (2010/2012), Pós-Graduado MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade do Pará ? FAP, Graduado em Administração com Habilitação em sistema de Informação pela Faculdade do Pará ? FAP (2002/2006). Pesquisador associado ao Núcleo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração ? PPAD. Experiência profissional como Coordenador no Curso de Administração nas Escolas do Estado do Pará. Professor nos cursos Técnicos (Informática, Marketing, Administração e Recursos Humanos) nas escolas Técnicas do Estado do Pará. Professor na Faculdade de Belém (UNEMPE - União Empresarial Educacional Ltda). Professor convidado pela Faculdade Ideal - FACI para ministrar nos cursos de Pós-Graduação. Professor titular na Faculdade Mauricio de Nassau atuando nos cursos de Administração, Contábeis e Gestão Hospitalar. Professor Bolsista no PRONATEC pelo Instituto Federaldo Pará - IFPA. Professor convidado no Curso de Especialização em Marketing Estratégico no Instituto Nacional de Educação e Extensão - INEX.

Downloads

Publicado

30-09-2018