ANÁLISE AMBIENTAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: O CASO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 2000

Autores

  • Mário Sérgio Pedroza Lobão Instituto Federal do Acre - IFAC
  • Charles Carminati de Lima Universidade de Rondônia (UNIR)
  • Jefferson Andronio Ramundo Staduto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v10n1p59-82

Palavras-chave:

Amazônia Brasileira, Indicadores Ambientais, Meio Ambiente, Região Norte do Brasil.

Resumo

O objetivo deste estudo foi traçar um panorama ambiental da região Norte brasileira a partir dos anos 2000. Foram utilizados indicadores que proporcionaram uma visão ambiental do território estudado, cujo resultado permitiu explicar as relações assumidas e desencadeadas pela ação humano na região, a partir dos anos 2000. Como variáveis de estudo, utilizou-se aquelas que relacionam os aspectos de proteção ambiental, uso e destinação do solo, bem como a incidência de produtos químicos, como o caso dos agrotóxicos decorrentes da ação humana. Como principais resultados pôde-se observar que a região Norte do Brasil ainda preserva seus recursos naturais e que ainda possui a maior faixa de floresta do país, especialmente por questões institucionais que impõe a obrigatoriedade de se manter intacta 80% das propriedades rurais com florestas primárias, sem contar as grandes áreas de preservação e reserva legal destinadas, exclusivamente, para estes fins. Porém a degradação e devastação ambiental têm se intensificado na região, principalmente com a ocupação desordenada e atividades predatórias ilegais como o desmatamento e queimadas, bem como o avanço da fronteira agrícola de produção, que requer novas áreas para o aumento produtivo e o uso de diversos aditivos químicos que acabam contaminando os solos e rios da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE), Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC), Graduado em Ciências Econômicas (UFAC) e Docente de Economia no Instituto Federal do Acre (IFAC).

Charles Carminati de Lima, Universidade de Rondônia (UNIR)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Bacharel em Ciências Contáveis e professor de Contabilidade na UNIR

Jefferson Andronio Ramundo Staduto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Ciências (Economia Aplicada) pela ESALQ/USP, Bacharel em Engenharia Agronômica e professor dos Programas de Pós-graduação em Economia (Mestrado) e Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado/Doutorado)

Downloads

Publicado

28-05-2018