Fatores e Aspectos que Impactam o Trabalho em Equipe
Palavras-chave:
Fatores, Trabalho em Equipe, Órgão PúblicoResumo
A pesquisa que deu origem a este artigo visou analisar os aspectos que impactam o desenvolvimento de um grupo como equipe, tendo como foco os profissionais de tecnologia da informação de um órgão público. A partir de uma abordagem descritivo-qualitativa, com uso das técnicas apropriadas para estudo de caso e análise de conteúdo, buscou-se identificar respostas à seguinte questão: quais os aspectos obstaculizantes para atuação de um grupo de profissionais de qualidade técnica reconhecida, em uma equipe sinérgica? O referencial teórico foi subdividido em duas abordagens: o conceito e os principais fatores relacionados ao trabalho em grupo e trabalho em equipe; e aspectos que impactam a atuação de grupos em equipes. Os dados foram coletados em documentos (organograma e relatório do planejamento estratégico) e por meio de questionário aplicado a trinta e quatro profissionais de tecnologia da informação lotados na Coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, localizado na cidade Porto Velho. Os resultados permitem afirmar os fatores apresentados, recursos e clima englobam quase a totalidade dos aspectos dificultadores da atuação em equipe. E, embora o fator liderança tenha sido o menos citado, os gerentes são os responsáveis por criar e nutrir as condições e os processos que permitem às equipes serem bem sucedidas. Assim, se a liderança se mostra omissa na tomada de decisão ou centraliza e não compartilha as informações na medida necessária para o desenvolvimento das atividades, gera desmotivação, sentimento de desvalorização e outros aspectos citados no contexto do fator climaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-07-2017
Edição
Seção
Artigos