Característica de Gestão e do Controle em uma Universidade Pública Federal: uma Análise de Documentos Oficiais

Autores

  • Osmar Siena Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Porto Velho/RO
  • Ivanda Silva Soares Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

controle interno, gestão

Resumo

Identificar características de gestão e do controle interno federal que emergem de documentos oficiais na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e sua relação com paradigmas de administração e controle foi a proposta deste trabalho, a partir das premissas lançadas pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado no Brasil de 1995 e seus desdobramentos. Para alcançar esse objetivo foi dada ênfase à evolução histórica dos paradigmas de administração pública no Brasil as tentativas de reformas administrativas e a evolução do controle interno na administração pública brasileira. Os dados foram extraídos dos relatórios de gestão da Instituição objeto da pesquisa e de auditoria de gestão emitidos pela Controladoria Geral da União, todos relativos ao período de 1990 a 2005. Para aplicação da técnica de análise de conteúdo foi utilizado como ferramenta de suporte o software NVIVO8 para realizar a quantificação de palavras, a codificação e categorização dos textos para identificar características de gestão e de controle interno e sua relação com os paradigmas de administração burocrática e gerencial. A codificação de texto foi feita individualmente, por relatório e por exercício. O resultado permitiu concluir que, apesar do crescimento da freqüência de características gerenciais, ainda há forte presença de características burocráticas nos documentos oficiais pesquisados, sinalizando com o aparecimento de um novo paradigma. Os resultados demonstram que a diminuição da presença das características de um paradigma não ocorreu com o concomitante aumento das características do outro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Porto Velho/RO

Graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa, tendo exercido as Funções de Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Planejamento e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é professor Associado da UNIR, atuando como docente e pesquiador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração, linha de pesquisa Gestão do Agronegócio e Sustentabilidade. Na Pesquisa desenvolve projetos nos seguintes temas: gestão de organizações acadêmicas, desenvolvimento sustentável - indicadores de sustentabilidade; cadeia-redes de produtos da floresta e produtos agroecológicos.

Curriculo Lattes

Ivanda Silva Soares, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (PPGMAD/UNIR). Técnica da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Downloads

Publicado

26-07-2017