GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR HOTELEIRO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n4p141-163

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas. Subsistemas de Recursos Humanos. Hotelaria

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar os desdobramentos de práticas ligadas à gestão de pessoas dentro do setor hoteleiro, levando em consideração o sistema de recursos humanos e seus subsistemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, caracteriza-se como um estudo de caso. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada num hotel de pequeno porte em Manaus/AM. Os resultados foram avaliados com o método de análise de conteúdo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas desenvolvida pelo hotel analisado, adota práticas que envolvem os subsistemas de gestão de pessoas, mesmo considerando o tamanho do empreendimento. Os resultados apontam aos gestores que alguns processos devem ser qualificados, a fim de que a prestação de serviços caminhe para qualidade e excelência. O tema abordado teve seu referencial teórico, como contribuição para a análise e aplicabilidade no setor hoteleiro, uma maneira de indicar que a aplicação dos subsistemas de gestão de pessoas ajuda no desenvolvimento das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

jerfeson nepumuceno caldas, Universidade Federal do Amazonas

Administrador, Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

CARLA MARA MATOS AIRES MARTINS, Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB - Manaus-AM

Graduada em Turismo, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas.

Downloads

Publicado

31-01-2018