ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA POR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO NOS POSTOS DE FISCALIZAÇÃO DE FRONTEIRAS DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Adilson Cunha Costa

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n4p105-127

Palavras-chave:

Administração Pública. Gestores Públicos. Competências Gerenciais.

Resumo

O presente estudo teve como propósito identificar se as práticas gerenciais dos administradores do Postos de Fiscalização de Fronteiras da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará estão alinhadas com as competências gerenciais mapeadas e requeridas de seus gestores pelo referido órgão. A amostra estudada foi constituída por 17 profissionais que ocupam a função gerencial dos Postos de Fiscalização de Fronteiras da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de um estudo de caso único, com a coleta dos dados através de entrevistas individuais. Os resultados mostraram que esses administradores entrevistados aplicam parcialmente as competências gerenciais mapeadas e almejadas, não valorizando aquelas voltadas para uma visão empreendedora, mais criativa, não burocratizada e preocupada com o cidadão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Cunha Costa

Mestre em Administração pela Faculdade de Campo Limpo PaulistaFaccamp.Especialização em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário Campos de AndradeUniandrade.Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá (1988). Licenciado nas disciplinastécnicas do Ensino Médio pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994). Graduação em Filosofia pela Universidade São FranciscoSP(1995). Graduado emTeologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2011). Tem experiência profissional na área pública e privada. Já foi servidor público concursado nos cargos de Analista PrevidenciárioINSS( Rio do Sul SC) , Analista JudiciárioContadoria( Justiça Federal do Paraná em Curitiba) e Auditor Fiscal (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará). Atualmente é professor no Ensino Superior e Auditor Fiscal do município de FlorianópolisSC.

Downloads

Publicado

31-01-2018