EESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O NOVO CONSUMIDOR OMNICHANNEL: UM ESTUDO EM DOIS GRUPOS VAREJISTAS
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n3p20-36Palavras-chave:
Branding, Comportamento do consumidor, Comunicação estratégica, Gestão de marcas no varejo, OmnichannelResumo
Apresentado como tendência nas edições anteriores do maior evento sobre varejo do mundo, o conceito de omnichannel é uma realidade que acaba por inaugurar também uma nova perspectiva de comportamento de consumo para o varejo. Sem ser capaz de distinguir canais, e graças à tecnologia, esse novo consumidor se tornou cada vez mais bem informado e exigente, gerando assim reflexos imediatos em seu processo de compra. No Brasil e no mundo, apesar de algumas iniciativas inovadoras, o omnichannel ainda gravita na esfera conceitual. Com o intuito de elucidar este conceito para o mercado, são apresentadas nesta pesquisa a identificação de estratégias de marketing adotadas com sucesso por grandes varejistas a fim de promover uma experiência de marca integrada para os consumidores omnichannel.