EESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O NOVO CONSUMIDOR OMNICHANNEL: UM ESTUDO EM DOIS GRUPOS VAREJISTAS

Autores

  • Danielle Marques de Almeida Centro Universitário UNA
  • Danilo de Melo Costa Centro Universitário UNA
  • Daniela Vecchia Costa Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n3p20-36

Palavras-chave:

Branding, Comportamento do consumidor, Comunicação estratégica, Gestão de marcas no varejo, Omnichannel

Resumo

Apresentado como tendência nas edições anteriores do maior evento sobre varejo do mundo, o conceito de omnichannel é uma realidade que acaba por inaugurar também uma nova perspectiva de comportamento de consumo para o varejo. Sem ser capaz de distinguir canais, e graças à tecnologia, esse novo consumidor se tornou cada vez mais bem informado e exigente, gerando assim reflexos imediatos em seu processo de compra. No Brasil e no mundo, apesar de algumas iniciativas inovadoras, o omnichannel ainda gravita na esfera conceitual. Com o intuito de elucidar este conceito para o mercado, são apresentadas nesta pesquisa a identificação de estratégias de marketing adotadas com sucesso por grandes varejistas a fim de promover uma experiência de marca integrada para os consumidores omnichannel.

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Biografia do Autor

Danielle Marques de Almeida, Centro Universitário UNA

Especialista em Gestão de Marcas pelo Centro Universitário UNA (2014).

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma instituição.

Gerente de Planejamento na agência RC Comunicação Ltda.

Danilo de Melo Costa, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela UFMG com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá)

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração e Coordenador do Grupo de Pesquisas em Administração pelo Centro Universitário UNA

Daniela Vecchia Costa, Centro Universitário UNA

Mestre em Administração com ênfase em Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade pelo Centro Universitário UNA.

Diretora de Pessoas na empresa D3 Consulting

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Publicado

01-10-2017