Importância dos atributos de escolha entre varejos supermercadistas: uma pesquisa quantitativa com consumidores de Jacareí – SP
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n3p163-178Palavras-chave:
processo de compra, atributos de importância, varejo supermercadista.Resumo
Atualmente a sociedade se apresenta como uma sociedade de consumo, onde os indivíduos buscam sanar suas necessidades, desde as necessidades mais básicas até os desejos mais complexos, pela compra de determinados produtos. Este trabalho visa descrever, analisar e ordenar, por ordem de importância, os atributos que os consumidores utilizam para escolher um varejo supermercadista. Essa pesquisa se caracteriza por uma pesquisa descritiva da categorização dos atributos de escolha dos consumidores quanto a varejos supermercadistas. Os atributos mais importantes em ordem do mais importante ao menos importante são: limpeza e higiene (9,465), preço (9,395), atendimento (9,209), variedade / sortimento de produtos (9,186), qualidade das marcas (8,953), promoção no ponto de venda (8,930), ambiente de loja (8,907), formas de pagamento (8,767), horário de funcionamento (8,605), localização (8,581), estacionamento (8,093), ações sociais (7,767), propaganda (7,698), familiares / amigos indicaram (7,628), e prêmios por sorteio (7,395). Além disso, foram criados os fatores representativos do processo de escolha dos consumidores entre varejos supermercadistas.