ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DAS EMPRESAS VAREJISTAS MAGAZINE LUIZA E VIA VAREJO
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n3p60-82Palavras-chave:
Demonstrações Contábeis. Indicadores econômico-financeiros. Varejistas.Resumo
O presente trabalho aborda a análise das demonstrações contábeis, por meio de indicadores econômico-financeiros extraídos das empresas varejistas Magazine Luiza e Via Varejo. O objetivo deste estudo é analisar por meio destes indicadores o desempenho das organizações do setor varejista, no período de 2013 a 2015. Neste contexto, o comércio varejista tem apresentado durante os últimos anos, uma grande importância para o desenvolvimento econômico do Brasil. Quanto à natureza trata-se de pesquisa aplicada. No que se refere à abordagem do problema é uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Em relação aos objetivos a pesquisa está classificada como exploratória e descritiva e, em relação aos procedimentos técnicos a pesquisa é tratada como bibliográfica e documental. Como conclusão, constatou-se que a Via Varejo apresenta melhores resultados do que a Magazine Luiza, mas ambas foram afetadas pela crise de 2015, aumentando assim o seu endividamento e reduzindo a sua rentabilidade.