O Produto Florestal Não Madeirável (PFNM) Amazônico açaí nativo: proposição de uma organização social baseada na lógica de cadeia e rede para potencializar a exploração local

Autores

  • Mariluce Paes-de-Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR, Porto Velho/RO, Brasil
  • Tania Nunes da Silva Universidade Federal do Rio Grando do Sul
  • Eugênio Ávila Pedrozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Theophilo Alves de Souza Filho Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Açaí Nativo, cadeia, rede, organizações sociais, PFNM, Amazônia

Resumo

Este artigo descreve a cadeia produtiva do produto florestal não-madeirável (PFNM) açaí nativo e apresenta uma proposição de organização. O estudo abrangeu vários Municípios do Estado de Rondônia. Como resultado, depreende-se que do açaí nativo derivam-se produtos alimentícios, fármacos, energéticos, de caráter local, para exportação e consumo global, com potencial de prática de fair trade pela coleta do fruto ser uma atividade extrativista de populações ribeirinhas. A região pesquisada dispõe de logística de transporte, mercado consumidor e facilidade de interação. Comercializa-se em indústrias como matéria prima ou in natura no comércio local. Propõem-se um arranjo organizacional para fortalecer a cadeia produtiva extrativista, baseado na lógica de cadeia e de redes, sendo uma organização moldada em organizações de natureza social, com alternativa de fair trade e regularização de beneficiamento e comércio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariluce Paes-de-Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR, Porto Velho/RO, Brasil

Doutora em Ciências Socioambientais, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é Coordenadora do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - CEDSA, Vice-Coordenadora do Departamento de Administração e professor titular da graduação e mestrado em administração da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Gestão de organizações e agronegócio e economia com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, administração empresarial, aprendizagem organizacional, governança das organizações, desenvolvimento sustentável, agronegócio, cadeia produtiva, arranjo produtivo local, redes de cooperação e arranjos organizacionais e interorganizacionais complexos.
currículo lattes

 

Tania Nunes da Silva, Universidade Federal do Rio Grando do Sul

Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS

Eugênio Ávila Pedrozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS

Theophilo Alves de Souza Filho, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor. Professor Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD)  da Universidade Federal de Rondônia

Downloads

Publicado

26-07-2017