Marketing de Relacionamento: estratégia para redução do grau de assimetria nas relações de produtores de produtos Florestais Não- Madeiráveis e organizações de Assessoria Técnica, Comportamental e Informacional que os orientam
Palavras-chave:
Estratégia, Simetria relacional, Marketing de RelacionamentoResumo
Este artigo buscou evidenciar informações que favoreçam as ações de redução da assimetria relacional entre os produtores de Produtos Florestais Não-Madeiráveis (PFNMs) e organizações de assessoria técnica, comportamental e informacional que os orientam. Fundamentado teoricamente no comportamento das variáveis relacionais que incorporam o estado da arte do marketing de relacionamento, metodologicamente fez-se um estudo exploratório com inquirições destinadas à orientação, percepção e análise do discurso de dirigentes de organizações que exercem, ou que deveriam exercer, práticas de assessoria aos produtores de PFNMs. Conclui-se que mesmo com limitações a pesquisa evidenciou pontos assimétricos no comportamento relacional dos atores pesquisados, portando, os resultados certamente serão úteis como oportunidades de melhoria ao desenvolvimento sustentável na exploração de produtos da floresta nativa.