Marketing de Relacionamento: estratégia para redução do grau de assimetria nas relações de produtores de produtos Florestais Não- Madeiráveis e organizações de Assessoria Técnica, Comportamental e Informacional que os orientam

Autores

  • José Moreira da Silva Neto Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Osmar Siena Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Clésia Maria de Oliveiva Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • André Mejia Camelo Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Estratégia, Simetria relacional, Marketing de Relacionamento

Resumo

Este artigo buscou evidenciar informações que favoreçam as ações de redução da assimetria relacional entre os produtores de Produtos Florestais Não-Madeiráveis (PFNMs) e organizações de assessoria técnica, comportamental e informacional que os orientam. Fundamentado teoricamente no comportamento das variáveis relacionais que incorporam o estado da arte do marketing de relacionamento, metodologicamente fez-se um estudo exploratório com inquirições destinadas à orientação, percepção e análise do discurso de dirigentes de organizações que exercem, ou que deveriam exercer, práticas de assessoria aos produtores de PFNMs. Conclui-se que mesmo com limitações a pesquisa evidenciou pontos assimétricos no comportamento relacional dos atores pesquisados, portando, os resultados certamente serão úteis como oportunidades de melhoria ao desenvolvimento sustentável na exploração de produtos da floresta nativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Moreira da Silva Neto, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor. Docente e Pesquisador do Mestrado em administração (PPGMAD) 
da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Osmar Siena, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor. Docente e Pesquisador do Mestrado em administração (PPGMAD) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Clésia Maria de Oliveiva, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Docente e Mestre em administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

André Mejia Camelo, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestre em administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Downloads

Publicado

26-07-2017