Marketing de Relacionamento: estratégia para redução do grau de assimetria nas relações de produtores de produtos Florestais Não- Madeiráveis e organizações de Assessoria Técnica, Comportamental e Informacional que os orientam

José Moreira da Silva Neto, Osmar Siena, Clésia Maria de Oliveiva, André Mejia Camelo

Resumo


Este artigo buscou evidenciar informações que favoreçam as ações de redução da assimetria relacional entre os produtores de Produtos Florestais Não-Madeiráveis (PFNMs) e organizações de assessoria técnica, comportamental e informacional que os orientam. Fundamentado teoricamente no comportamento das variáveis relacionais que incorporam o estado da arte do marketing de relacionamento, metodologicamente fez-se um estudo exploratório com inquirições destinadas à orientação, percepção e análise do discurso de dirigentes de organizações que exercem, ou que deveriam exercer, práticas de assessoria aos produtores de PFNMs. Conclui-se que mesmo com limitações a pesquisa evidenciou pontos assimétricos no comportamento relacional dos atores pesquisados, portando, os resultados certamente serão úteis como oportunidades de melhoria ao desenvolvimento sustentável na exploração de produtos da floresta nativa.


Palavras-chave


Estratégia; Simetria relacional; Marketing de Relacionamento

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