Gestão de Marca Sustentável para Produtos Florestais Não-Madeiráveis em Porto Velho

Cristiano Borges Rodrigues, Haraldo Cristovam Teixeira Leite

Resumo


No desenvolvimento de um modelo de gestão de marca sustentável para Produtos Florestais Não-Madeiráveis (PFNM), buscou-se a aplicabilidade do modelo produto açaí no município de Porto Velho. Faz-se uma discussão sobre a cadeia dos PFNMs e a relação com sustentabilidade, de onde se constata a importância da certificação. Após estudo das marcas foi traçado um modelo calcado na certificação da ISO 14024. Fez-se entrevistas nos órgãos governamentais, não-governamentais, indústria, consumidores e varejistas para, por meio de análise de conteúdo, verificar a grande disponibilidade dos membros da cadeia em participar de um conselho, bem como a percepção de importância da certificação ambiental. Constata-se uma grande aceitação da marca sustentável por parte da indústria e varejo, em detrimento de uma interferência média da marca sustentável no processo de compra de açaí pelos consumidores entrevistado


Palavras-chave


Gestão de marca; Marca sustentável; Certificação ambiental

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