Infraestrutura logística sob a perspectiva da exportação do açúcar produzido no estado de são paulo: um breve comparativo dos sistemas logísticos chinês, europeu e americano

Autores

  • Rodrigo Duarte Soliani Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n2p59-82

Palavras-chave:

Transporte, Açúcar, Competitividade, Logística, Exportação

Resumo

Os custos com transporte vêm se mostrando cada vez mais representativos no que se refere ao comprometimento da receita do produtor. Diante desse cenário, a utilização de alternativas ao transporte rodoviário, pode minimizar substancialmente os custos logísticos. O artigo teve por objetivo apresentar o atual cenário da logística de exportação de açúcar no Estado de São Paulo, com foco no transporte, caracterizando os modais e suas respectivas infraestruturas disponíveis ao transporte com destino ao Porto de Santos, comparando-o aos sistemas logísticos chinês, europeu e americano, buscando identificar práticas e projetos em que o setor sucroalcooleiro possa inspirar-se na busca por soluções para a redução do custo operacional, visando o ganho de competitividade frente ao mercado internacional. Quanto à classificação desta pesquisa, do ponto de vista de sua natureza é aplicada e a técnica adotada é a pesquisa bibliográfica, onde utilizou-se teses, dissertações, artigos, jornais e revistas do setor de modo a justificar a importância da temática tratada. A análise deixa claro que diante da infraestrutura atual há possibilidade de redução representativa dos custos com transporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Duarte Soliani, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Mestre em Administração pela UNIMEP e docente nos cursos de Administração e Engenharia de Produção do Centro Universitário UNIFAFIBE.

Downloads

Publicado

26-07-2017