ESTUDO DA VAIDADE FEMININA E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO COMPULSIVO DE COSMÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n2p33-58Palavras-chave:
Redes Sociais, Mulheres, Vaidade, Compradora Compulsiva.Resumo
O consumo é necessário para que as pessoas adquiram produtos essenciais para a vida humana. Mas há pessoas que consomem quantidades que não precisam e/ou que nunca irão usar, tem-se aí característica de pessoas com Transtorno do Comprador Compulsivo (TCC). Vários autores afirmam que o gênero feminino possui maior propensão para possuir TCC. Dentre os produtos que as mulheres compram compulsivamente estão os cosméticos. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo verificar a relação entre a vaidade feminina e a compra compulsiva de cosméticos. A metodologia adotada foi a descritiva, do tipo transversal único e abordagem quantitativa. A população desta pesquisa são todas as mulheres brasileiras com mais de 18 anos, usuárias do Facebook, e a amostragem é não probabilística. Para a realização do estudo, foi aplicada uma survey online, disponibilizada na rede social Facebook. Como principais resultados, obteve-se que a maioria das respondentes é vaidosa (75,7%) e consumidoras não compulsivas (88,4%), sendo que estatisticamente não se pode afirmar que a vaidade influencia na compra compulsiva de cosméticos.