PROBLEMAS E DIFICULDADES NA ANÁLISE DE VIABILIDADE DAS CONTRATAÇÕES NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

  • ANDRÉ DE ARAÚJO NEVES UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • ENILTON DA SILVA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Marlene Valerio dos Santos Arenas UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n2p120-134

Palavras-chave:

Planejamento. Análise de Viabilidade. Problemas.

Resumo

RESUMO: O Tribunal de Justiça de Rondônia exerce a sua função jurisdicional em todo o Estado, e para tanto precisa fazer o melhor uso possível de recursos humanos e materiais disponíveis. Para isso, ele se utiliza da Licitação para contratar, entre os interessados, a melhor proposta que atenda às suas necessidades estratégicas, haja vista a exigência constitucional e infraconstitucional. Esta regra, no entanto, não deve constituir óbice ao atendimento oportuno das necessidades do Poder Judiciário e, consequentemente, do jurisdicionado, sendo fundamental que se analise a viabilidade de suas aquisições de bens e serviços de forma sistemática, organizada e eficiente. Diante da necessidade de cumprimento de tais requisitos, o presente artigo busca identificar e analisar problemas e dificuldades na análise da viabilidade das contratações no âmbito do TJRO. Para tanto, a pesquisa se utilizou de uma abordagem qualitativa e as informações foram obtidas a partir de um questionário de múltipla escolha, aplicado aos gestores ou a um membro indicado pela equipe, com grande experiência em planejamento de contratos administrativos, pertencentes a quatro unidades gestoras de contratos do TJRO. Pela análise dos dados, restou evidente que, para realizar o estudo da viabilidade da contratação, há grande necessidade de melhor capacitação e atualização sobre normas e procedimentos por todos os setores que responderam à pesquisa, dificuldades para se identificar, analisar e calcular os riscos dos contratos, bem como problemas ou obstáculos à consecução do planejamento da contratação de forma alinhada ao planejamento estratégico institucional.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDRÉ DE ARAÚJO NEVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Técnico Judiciário – Área Administrativa, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

ENILTON DA SILVA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Analista Judiciário – Matemático, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Marlene Valerio dos Santos Arenas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Ciências Contábeis, Administração e Licenciatura pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Direito pela Faculdade de Rondônia. Professora Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Rondônia (PROFIAP/UNIR)

Downloads

Publicado

26-07-2017