POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Mara Luiza Gonçalves Freitas Universidade Federal de Minas Gerais e Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais
  • Vinícius Valadares Ribeiro Banco do Brasil
  • Antônio Arthur de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n2p1-18

Palavras-chave:

Finanças Comportamentais, Educação Financeira, Projetos Político-Pedagógicos, Escolas Públicas

Resumo

No presente artigo apresenta-se uma reflexão exploratória sobre a inclusão da educação financeira no currículo da educação básica, a partir da análise de 24 projetos político-pedagógicos de escolas estaduais de ensino fundamental de alguns estados brasileiros, entre os anos de 2010 a 2015.  Os respectivos projetos foram coletados na internet. Foi realizada a análise de conteúdos dos respectivos documentos, observando-se três unidades analíticas: prática pedagógica da escola, objetivos políticos-pedagógicos da escola e projetos ou programas voltados para a educação financeira. Identificou-se que nenhum dos projetos avaliados prevê a educação financeira, embora 87,50% prevejam práticas interdisciplinares ou transversais e 66,67% tenham como objetivo geral e ou específico preparar os alunos para a vida. Concluiu-se, à luz da conjugação dessas informações com a revisão de literatura que privilegiou a apresentação de estatísticas sobre o comportamento financeiro do brasileiro, a dinâmica do programa da OCDE para a promoção de estratégias nacionais de educação financeira e conceitos de Finanças Comportamentais, que há limitações na forma como o Estado difunde a Estratégia Nacional de Educação Financeira, até o momento apresentada como prática interdisciplinar que pode ser adotada voluntariamente pela instituição de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Luiza Gonçalves Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais e Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais

Professora do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais (FACICA) e pesquisadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Consultoria em Finanças e Contabilidade – NUFI do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vinícius Valadares Ribeiro, Banco do Brasil

Funcionário do Banco do Brasil S/A e graduado em Administração pelo Departamento de CiênciasAdministrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG).

Antônio Arthur de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de CiênciasEconômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do pesquisadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Consultoria em Finanças e Contabilidade – NUFI do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

26-07-2017