A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL INTERFERE NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES?
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v8n1p%25pPalavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Responsabilidade Social, Compra.Resumo
A Responsabilidade Social Empresarial (R.S.E) está em destaque e no centro das discussões em diversas economias no mundo, sendo fundamentado no conceito de desenvolvimento sustentável. Neste trabalho busca-se analisar o comportamento dos consumidores de um município do interior do Estado de São Paulo em relação às suas decisões no momento da compra, analisaram-se quais critérios de compra adotados, sensibilidade às questões ambientais, entendimento do conceito de responsabilidade social empresarial, conhecimento de empresas e marcas socialmente responsáveis, além da caracterização desses consumidores quanto ao sexo, faixa etária, grau de formação, renda mensal, entre outros. Para obtenção dos dados, foi feita uma pesquisa de campo exploratória-descritiva por meio de coleta de dados com aplicação de questionários. Os resultados mostram que os consumidores demonstram preocupação com as questões ambientais, o que confirma os resultados dos estudos anteriores, porém, suas escolhas de consumo não refletem tal preocupação, pois apesar de a maioria dos pesquisados dizer se sentir responsável pelo meio ambiente, apenas uma pequena parcela está disposta a reduzir o padrão de vida para melhorar o meio ambiente. Além disso, os consumidores acreditam que as empresas praticam R.S.E. sobretudo por interesses comerciais e por estratégia de marketing, embora afirmem que o tema em questão não seja passageiro. Desse modo, sugere-se que as empresas divulguem mais as suas práticas sociais, a fim de conscientizar a população para um consumo mais sustentável, e que as instituições de ensino em todos os níveis, formem cidadãos melhor preparados, críticos e com valores éticos, para que haja um cuidado com as gerações futuras.