DESAFIOS DOS PESCADORES ARTESANAIS AMAZÔNICOS DO GUAPORÉ, RONDÔNIA - RO, BRASIL

Autores

  • CLODOALDO OLIVEIRA FREITAS Universidade Federal de Rondônia
  • ANA PAULA SILVA BERTÃO
  • ELIANE SILVA LEITE Universidade Federal de Rondônia
  • JOSENILDO SOUZA SILVA Universidade Federal do Piaui
  • TÂNIA OLINDA LIMA

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v8n2p144-161

Palavras-chave:

PESCA ARTESANAL, SUSTENTABILIDADE, VALE DO GUAPORÉ

Resumo

Os recursos pesqueiros constituem importante fonte de renda, trabalho e permanência do indivíduo em seu território. O Brasil absorve mais de 970 mil pescadores organizados, estes vêm estabelecendo estratégias de enfrentamento e resistência aos patrimônios ambientais e pesqueiros. O Projeto Pirarucu-Gente (2010 – 2013) e o Programa Peixe-Vivo (2012 – 2015) desenvolveram pesquisas junto às Colônias de pescadores artesanais do Vale do Guaporé, associando a pesquisa-ação participativa, abordagem etnográfica e entrevistas semiestruturadas, com o propósito de traçar o perfil social dos pescadores e da pesca; conflitos socioambientais e estratégias de políticas públicas. Os dados mostraram que 60% dos pescadores possuem uma renda mensal menor que um salário mínimo, grande parte dos pescadores estudaram apenas até as séries iniciais, o que compromete as atividades administrativas, como comercialização, marketing e inovações de mercado. As principais espécies capturadas são Pseudoplatystoma fasciatum (Linnaeus, 1766) e o Cichla spp (BLOCH; SCHNEIDER, 1801). Uma das problemáticas encontradas é o avanço do turismo sem gestão e a falta de manejo adequado para a Bacia em questão, desmatamento das margens e das nascentes que formam os rios, uso de agrotóxicos em atividades agropecuárias, diminuição do estoque pesqueiro, avanço e ocupação dos latifúndios nas áreas de desembarque e influência dos efeitos negativos da construção das hidroelétricas na produção pesqueira. Como forma de resistência, os camponeses procuram construir ações com auxílio dos projetos e programas mencionados, como também a negociação de políticas públicas para a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLODOALDO OLIVEIRA FREITAS, Universidade Federal de Rondônia

DOUTORANDO em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Nacional de Misiones - UNAM-Argentina. MESTRE em ADMINISTRAÇÃO em 2012 pela Faculdade de Estudos Administrativos - FEAD/MG. BACHAREL em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal de Rondônia (2006) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Rondônia (1997) ESPECIALISTA em MATEMÁTICA. Atualmente é Professor assistente da Universidade Federal de Rondônia, do Departamento de Engenharia de Pesca em Presidente Médici-RO. Tem experiência na área de Administração, Matemática, Contabilidade Rural, Metodologias Participativas e Gestão Participativas.

ANA PAULA SILVA BERTÃO

Engenheira de Pesca. Assessora do Projeto Agroecológico e cidadão da juventude dos assentamentos na Amazônia, (MDA/UNIR/FETAGRO) do Campus de Presidente Médici, Departamento de Engenharia de Pesca

ELIANE SILVA LEITE, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação em Licenciatura em FÍSICA pela Universidade Federal de Rondônia (2006). Mestrado (2009) e Doutorado (2013) na área de Física Experimental pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Rondônia; e professora colaboradora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Polo do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia.

JOSENILDO SOUZA SILVA, Universidade Federal do Piaui

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993), graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002).Tem experiência na área das Ciências Agrárias, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, agroecologia e metodologias participativas, construção participativa, resistência e pedagogia da alternancia.

TÂNIA OLINDA LIMA

Engenheira de Pesca. Assessora do Projeto Núcleo de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Central da Cidadania e Rural Vale do Guaporé para Jovens e Mulheres da Floresta Amazônica – Rondônia

Downloads

Publicado

01-10-2016