RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E PERFORMANCE SOCIAL CORPORATIVA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS TEÓRICOS DAS DÉCADAS DE 1970 A 2014.

Autores

  • Fernanda Pereira Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus Rondonópolis
  • Lúcia Santana de Freitas Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Univesidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Dércio Braga Santos Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n3p85-104

Palavras-chave:

Performance Social Corporativa, Responsabilidade social Corporativa, Modelos teóricos de RSC, Modelos teóricos PSC

Resumo

Desde o início das operações de negócios, as atividades comerciais têm avançado, provocando danos sociais, ambientais e econômicos e causando prejuízos à humanidade, como desigualdades sociais e ambientais. Em face disso, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e a Performance Social Corporativa (PSC) tornaram-se mecanismos de avaliação e controle para minimizar esses impactos, com adesão dos grandes pesquisadores e gestores ao longo das décadas. Pretende-se neste trabalho analisar as vertentes teóricas existentes na literatura internacional e nacional e averiguar os paradigmas aplicados de 1970 a 2014, relativamente aos modelos de RSC e PSC, de acordo com os estudos de Garriga e Méle (2004), os quais refletem as correntes dominantes das práticas corporativas aplicadas nesse período, considerando-se ainda as dimensões sociais, ambientais e econômicas. Esses materiais foram extraídos das bases de dados eletrônicos dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim os modelos de RSC e PSC, de 1970 a 2014, foram resultantes das correntes dominantes integrativas e éticas com assunção das responsabilidades dos negócios com ética, moral e preocupação com a sociedade, a partir das dimensões sociais, ambientais e econômicas, sendo a maioria dos modelos destinados para melhoria da lucratividade corporativa. 

 

 

 

PDF(clique aqui)

DOI: 10.18361/2176-8366/rara.v7n3p85-104

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus Rondonópolis

Doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Docente mestre do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus Rondonópolis. Pesquisadora nas áreas de Performance Social Corporativa, em especial na produção de algodão e nas áreas interdisciplinares de ciências Sociais e Aplicadas e Cìências Naturais.

Lúcia Santana de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Docente: Doutora Associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lotada no Curso de Administração e do Programa em Recursos Naturais do (PPGRN).

Gesinaldo Ataíde Cândido, Univesidade Federal de Campina Grande - UFCG

Docente: Dr° Titular Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lotada no Curso de Administração e do Programa em Recursos Naturais do (PPGRN).

Dércio Braga Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente: Dr° da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondónopolis, lotado no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis

Downloads

Publicado

28-01-2016