MAPEAMENTO E GESTÃO DE PROCESSOS APLICADOS EM UMA PRÓ-REITORIA PERTECENTE A UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v8n2p109-127Palavras-chave:
Processos, Padronização, Pró-ReitoriaResumo
A crescente competitividade, a globalização e as inovações tecnológicas trouxeram diversas mudanças para as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Esta realidade não é diferente para as Instituições de Ensino, que estão engajadas na adoção de novas práticas de melhoria contínua de seus serviços. Neste sentido, ao observar a realidade em uma Secretaria pertencente a uma Pró-Reitoria de uma Instituição Pública de Ensino Superior, percebeu-se a perda de informações pela falta de registro, ocasionando dificuldades na execução das atividades. Dessa forma, buscou-se analisar a maneira como ocorrem os processos em tal Secretaria e como simplificá-los e/ou melhorá-los, visando garantir a padronização e o aumento da sua eficiência organizacional. Tal estudo apontou a necessidade de padronização, objetivando à melhoria da qualidade dos serviços prestados.