MAPEAMENTO E GESTÃO DE PROCESSOS APLICADOS EM UMA PRÓ-REITORIA PERTECENTE A UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA

Autores

  • Andreia Lucila da Costa Schlosser Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniele Estivalete Cunha Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniele Medianeira Rizzetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v8n2p109-127

Palavras-chave:

Processos, Padronização, Pró-Reitoria

Resumo

A crescente competitividade, a globalização e as inovações tecnológicas trouxeram diversas mudanças para as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Esta realidade não é diferente para as Instituições de Ensino, que estão engajadas na adoção de novas práticas de melhoria contínua de seus serviços. Neste sentido, ao observar a realidade em uma Secretaria pertencente a uma Pró-Reitoria de uma Instituição Pública de Ensino Superior, percebeu-se a perda de informações pela falta de registro, ocasionando dificuldades na execução das atividades. Dessa forma, buscou-se analisar a maneira como ocorrem os processos em tal Secretaria e como simplificá-los e/ou melhorá-los, visando garantir a padronização e o aumento da sua eficiência organizacional. Tal estudo apontou a necessidade de padronização, objetivando à melhoria da qualidade dos serviços prestados.

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Biografia do Autor

Andreia Lucila da Costa Schlosser, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Gestão de Organizações Públicas pela UFSM, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FACINTER, graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Franciscano. Funcionária Pública da UFSM.

Daniele Estivalete Cunha, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Administração pela UFSM, graduada em Administração pela UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/UFSM.

Daniele Medianeira Rizzetti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Gestão de Organizações Públicas pela UFSM, especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fatec Internacional, graduada em Administração pela UFSM. Administradora da UFSM.

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Escola de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Administração pela UFSM. Docente Adjunto da UFSM.

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Publicado

01-10-2016