OS TERMINAIS RETROPORTUÁRIOS NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS DAS EMPRESAS EXPORTADORAS DO SUL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Ricardo Alves Colonetti Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Julio Cesar Zilli Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n3p54-67

Palavras-chave:

Terminal Retroportuário, Exportação, Gestão Logística

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a utilização de terminais retroportuários nas operações logísticas das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva quanto aos fins e bibliográfica e de campo quanto aos meios de investigação. A amostra foi composta por 12 empresas exportadoras que responderam o questionário encaminhado, via e-mail, aos gerentes dos departamentos de logística e exportação. Verificou-se que 10 empresas utilizam os serviços de terminais retroportuários, sendo organizações de médio e grande porte, pertencentes a setores diversificados (alimentício, cerâmico, metalmecânico e químico) e que atuam há mais de 10 anos no mercado internacional, obtendo faturamento superior a US$ 1 milhão, ao ano, com exportações. Entre os benefícos destacam-se a redução dos custos logísticos e a agilidade nos processos de exportação.

 

 

 

PDF(clique aqui)

DOI: 10.18361/2176-8366/rara.v7n3p54-67

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Alves Colonetti, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Administrador de Empresas; Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior (UNESC); Especialista em Logística e Comércio Exterior (UNIVALI); Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (UNESC)

Julio Cesar Zilli, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense, MBA em Gestão Empresarial (2003), Especialização para o Magistério Superior (2007) pela UNESC e Graduado em Ciências Contábeis (1997) pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí. Como professor, 10 anos de experiência envolvendo as disciplinas de Legislação Aduaneira, Logística Internacional, Transportes e Seguros Internacionais, Práticas Gerenciais de Exportação e Importação, Negociações Internacionais, Introdução ao Comércio Exterior e Projeto de Pesquisa no curso de Administração com Habilitação em Comércio Exterior da UNESC e ESUCRI - Escola Superior de Criciúma. Na gestão empresarial de empresas do ramo cerâmico e agroindustrial, profissional com 20 anos de experiência em todas as áreas relacionadas ao comércio internacional (comercial, logística, financeiro e documental) com destaque para os mercados da Europa, Ásia e África. Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Comércio Exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia e competitividade, governança inovativa, internacionalização das organizações , gestão e estrutura portuária.

Downloads

Publicado

28-01-2016