Análise dos Valores Institucionais em Grandes Empresas Brasileiras

Autores

  • Vanessa Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andreia de Lima Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n3p14-26

Palavras-chave:

valores institucionais, valores organizacionais, cultura organizacional, produção científica

Resumo

Diante da escassez de estudos na área e da influência dos valores nas organizações, surge a problemática e o tema deste estudo que tem como objetivo analisar os valores institucionais em grandes empresas brasileiras. Visando atingir o objetivo proposto foram selecionadas as 100 maiores empresas do ranking da Revista Exame, determinada de acordo com a receita líquida. A partir do rol das empresas listadas, foram coletados em seus sites os valores organizacionais. Das 100 empresas, apenas 77 disponibilizavam os valores para consulta ao público externo de forma clara e objetiva, no entanto estes dados acabavam coincidindo com outras empresas, constatando que algumas instituições possuem a mesma linha de raciocínio quanto aos seus valores. Os resultados mostram uma grande utilização de palavras como Sustentabilidade, Integridade, Respeito, Ética e Excelência, as quais foram elencadas com maior índice de utilização nos valores institucionais. Entre as implicações práticas do estudo, podem-se destacar os conhecimentos que visam beneficiar os gestores na definição e aplicação dos valores organizacionais. Este trabalho tem importância para os gestores e as organizações que enfrentam problemas comportamentais ou que planejam estruturar um conjunto de valores organizacionais.

 

 

 

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DOI: 10.18361/2176-8366/rara.v7n3p14-26 

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Publicado

28-01-2016