OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE PELAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Juliana Sampaio Mori Fundação Hermínio Ometto
  • Ivan Carlin Passos Fundação Hermínio Ometto
  • Eduardo de Brito Fundação Hermínio Ometto
  • Alecsandro Rafael Lancieri Fundação Hermínio Ometto
  • Suelem Aparecida Rodrigues Fundação Hermínio Ometto

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n2p25-38

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável. Sistema de Gestão Ambiental. Benefícios.

Resumo

As organizações, para serem sustentáveis, precisam aprender a interagir de forma responsável com o meio ambiente, procurando produzir e consumir de forma sustentável sem comprometer seu processo de produção, visando sempre sua continuidade e o bem estar da sociedade. Nesse sentido, o uso de ferramentas de gestão ambiental torna-se um diferencial de competitividade para as empresas. Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida por meio de pesquisas realizadas em sites, livros, artigos e anais de congressos nacionais e internacionais, e tem por objetivo discutir as principais ideias de diversos autores com relação à gestão ambiental e os benefícios obtidos pela sua aplicação nas empresas. A pesquisa mostra que as entidades que fazem uso de práticas de gestão ambiental, inclusive com a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, obtêm uma maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes, pois além de benefícios econômicos e ambientais, há uma melhoria da imagem da empresa perante a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Sampaio Mori, Fundação Hermínio Ometto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2008). 

Ivan Carlin Passos, Fundação Hermínio Ometto

Pós-Doutorando, Doutor (2011), Mestre (2004) e Bacharel (2000) em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Coordenador da graduação em Ciências Contábeis e do MBA em Controladoria e Contabilidade da FHO|Uniararas.

Eduardo de Brito, Fundação Hermínio Ometto

Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto (2010), graduação em Ciências Contábeis pela USP Ribeirão Preto (1996), Certificação em IFRS e Normas Internacionais de Contabilidade pela FIPECAFI (2014) e especialização em Direito Tributário pela Universidade de Ribeirão Preto (2007).

Alecsandro Rafael Lancieri, Fundação Hermínio Ometto

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Hermínio Ometto

Suelem Aparecida Rodrigues, Fundação Hermínio Ometto

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Hermínio Ometto

Downloads

Publicado

28-09-2015