ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS MINERADORES DA REGIÃO NORTE DO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Autores

  • Sérgio Castro Gomes Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Thais Abrahim Chaves Universidade da Amazônia
  • Keyla Regina Mota Negrão Universidade da Amazônia
  • Eugênia Rosa Cabral Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n1p1-23

Palavras-chave:

Eficiência relativa. CFEM. Mineração. DEA

Resumo

O artigo analisa a eficiência dos municípios mineradores da região Norte do Brasil, em 2010, na aplicação incremental da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), conforme estabelecido na Constituição de 1988, em seu Art. 20, em função do uso econômico dos recursos minerais extraídos do município. Emprega-se a Análise Envoltória de Dados (DEA) para calcular a eficiência relativa de 20 municípios mineradores e 100 não mineradores, escolhidos aleatoriamente, conforme intervalo populacional definido previamente. Indicadores econômicos, educacionais, de saneamento e saúde pública foram utilizados como inputs e outpus. A partir da análise comparativa, mostra-se, que a medida da eficiência dos municípios mineradores é superior as obtidas pelos não mineradores. No entanto, os escores relativos ao indicador de saneamento são inferiores aos demais índices, para ambos os grupos de municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia - UNAMA

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (Universidade Federal do Pará, em 1986), Mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2003) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado – PPAD, da Universidade da Amazônia (UNAMA). Técnico do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará. Tem experiência profissional na área de Economia, com ênfase em Estatística Socioeconômica. Desenvolve Pesquisas na área das Ciências Sociais Aplicadas, mais especificamente em Política e Planejamento Governamentais, Crescimento e Desenvolvimento Econômico e Economia Agrária e dos Recursos Naturais, com ênfase nos seguintes temas: indicadores sociais, econômicos e ambientais, demografia, competitividade, logística, capital social e capital humano.

Thais Abrahim Chaves, Universidade da Amazônia

Graduanda em engenharia de produção, cursando o 8º semestre. Pesquisa referente a bolsa de iniciação científica do CNPq concluída. Pesquisa essa com enfoque em Pesquisa Operacional, sub-área essa de engenharia de produção. Como resultado da pesquisa obtive um artigo aprovado no XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2014), cujo o objetivo geral do artigo está relacionado a análise dos indicadores socieconômicos de municípios mineradores da região norte brasileira.

Keyla Regina Mota Negrão, Universidade da Amazônia

Mestranda em Administração, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA. Especialista em Educação a Distância, com Ênfase na Docência e na Tutoria em EAD pela PUC/RS. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Ideal - FACI. Bolsista de Aperfeiçoamento pela Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Socioeconômia - UNAMA. Integrante do Grupo de Pesquisa do Projeto: Modelo Estratégico de Organização Logística e de Otimização da Rede de Transporte em áreas de influência do Setor Mineral no Estado do Pará.

Eugênia Rosa Cabral, Universidade da Amazônia - UNAMA

Professora titular, pós-stricto sensu da Universidade da Amazônia, integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração: mestrado e doutorado (PPAD) da Unama, com atuação nos cursos de mestrado e doutorado. É coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Amazônia. Membro do Conselho Editorial das revistas Amazônia Organizações e Sustentabilidade (AOS), Política & Sociedade (PPGCP / UFSCT) e Crítica e Sociedade (PPGCS da Universidade Federal de Uberlândia). Desenvolve pesquisas na Área das Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas acerca dos seguintes temas: sustentabilidade, regulação ambiental, responsabilidade social e ambiental, gestão ambiental, especialmente acerca do efeito das regras ambientais sobre o comportamento das organizações. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela UFPA (1998) e Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007).

Downloads

Publicado

24-05-2015