ANÁLISE DOS FATORES DE COMPETITIVIDADE QUE INFLUENCIARAM A MIGRAÇÃO DE VALOR ENTRE AS EMPRESAS NOKIA E APPLE NO PERÍODO DE 2007 a 2012
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n1p143-166Palavras-chave:
Vantagem Competitiva. Fatores de Competitividade. Migração de Valor. Segmento de Smartphones. Nokia e Apple.cResumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar e explicar os principais fatores de competitividade que influenciaram a migração de valor de mercado da Nokia para a Apple, no período de 2007 a 2012. Considerando-se o segmento de telefonia celular, em especial, de Smartphone. Tem como metodologia a pesquisa exploratória, e aborda o estudo dos fatores de competitividade identificados por Contador em seu livro “Campos e Armas da Competição”. Conclui-se que Apple teve um inovador e adequado projeto do produto iPhone como o elemento fundamental para o alcance de expressiva vantagem competitiva e este produto é apontado como responsável pela migração de valor entre as empresas. O estudo indica também que a Nokia apresentou, no período de 2007 a 2012, resultados decrescentes em percentual superior a oitenta, enquanto que a Apple apresentou um crescimento em percentual superior a quinhentos.