ANÁLISE DOS FATORES DE COMPETITIVIDADE QUE INFLUENCIARAM A MIGRAÇÃO DE VALOR ENTRE AS EMPRESAS NOKIA E APPLE NO PERÍODO DE 2007 a 2012

Autores

  • Bárbara Ádria Fernandes UNIVERSIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL
  • Sérgio Feliciano Crispim UNIVERSIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL
  • José Luiz Fernandes UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n1p143-166

Palavras-chave:

Vantagem Competitiva. Fatores de Competitividade. Migração de Valor. Segmento de Smartphones. Nokia e Apple.c

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e explicar os principais fatores de competitividade que influenciaram a migração de valor de mercado da Nokia para a Apple, no período de 2007 a 2012. Considerando-se o segmento de telefonia celular, em especial, de Smartphone. Tem como metodologia a pesquisa exploratória, e aborda o estudo dos fatores de competitividade identificados por Contador em seu livro “Campos e Armas da Competição”. Conclui-se que Apple teve um inovador e adequado projeto do produto  iPhone como o elemento fundamental para o alcance de expressiva vantagem competitiva e este produto é apontado como responsável pela migração de valor  entre as empresas. O estudo indica também que a Nokia apresentou, no período de 2007 a 2012, resultados decrescentes em percentual superior a oitenta, enquanto que a Apple apresentou um crescimento em percentual superior a quinhentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Ádria Fernandes, UNIVERSIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL

Mestre em Administração pela USCS-Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Especialista em Contabilidade  Empresarial; Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia

Sérgio Feliciano Crispim, UNIVERSIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL

Livre Docente em Gestão de Marketing (USP);Pós -Doutorado em Administração (USP);Doutor em Administração (FEA-USP);Mestre em Administração (FEA-USP);Graduado em Administração de Empresas (FEA-USP);Graduado em Economia (FEA-USP).Professor do Programa de Mestrado da USCS-Universidade de São Caetano do Sul.

José Luiz Fernandes, UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

Contador, Professor Universitário, Especialista em Contabilidade Empresarial FEA/USP, Mestre em Controladoria e Contabilidade FEA/USP, Doutorando em Administração USCS/SP, Consultor de Contabilidade do Ministério da Educação (MEC), Perito Contador da Justiça Federal em Belém.

Downloads

Publicado

29-05-2015