GESTÃO E ORGANIZAÇÃO PARTICIPATIVA COMO FERRAMENTA CONSTRUTIVA NA COLÔNIA DE PESCADORES Z-11 EM CABIXI, RONDÔNIA (Brasil)

Autores

  • Clodoaldo Oliveira de Freitas UNIR
  • Cleber dos Santos Simião UNIR
  • Cleberson Eller Loose UNIR
  • Eliane Silva Leite UNIR
  • Josenildo Souza e Silva UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n1p64-81

Palavras-chave:

Gestão Participativa, Pescadores artesanais, Organização.

Resumo

A gestão participativa é uma forma que valoriza e da oportunidade para as pessoas de um grupo ou comunidade. A pesquisa utilizou-se da abordagem quanti-qualitativa, privilegiando a investigação-ação participativa, associando os instrumentos de observação, entrevistas semiestruturadas e oficinas participativas. Conflitos sociopolíticos e econômicos foram encontrados com o estudo, o que é reflexo a necessidade por políticas públicas que apoiem atividade pesqueira. Dentre os resultados, destaca-se o conhecimento do pescador artesanal sobre o manejo ecológico da pesca, o processo de organização da colônia dos pescadores e busca de gestão compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clodoaldo Oliveira de Freitas, UNIR

Professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Rondônia no câmpus de Presidente Médici. Graduado em Matemática e Ciências Contábies Pela UNIR. Mestre em Administração pela Facudade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD.

Cleber dos Santos Simião, UNIR

Engenhero de Pesca graduado pela Universidade Federal de Rondônia no câmpus de Presidente Médici.

Cleberson Eller Loose, UNIR

Professor do curso de Ciências Contábeis do câmpus da UNIR de Cacoal. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR Cacoal. Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrartivos de Minas Gerais - FEAD. 

Eliane Silva Leite, UNIR

Professora do curso de Engenharia de Pesca no câmpus da UNIR de Presidente Médici. Graduada em Física pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre e Doutora pela Universidade de Brasília - UNB.

Josenildo Souza e Silva, UFPI

Professor do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Piauí. Graduado em Engenharia de Pesca Pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Administração Rural e Comunicação Rural Pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

24-05-2015