DECISÕES FINANCEIRAS X FORMAÇÃO ACADÊMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO COM BASE NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Kalyne Amaral Di Lorenzo Gadelha Universidade Federal da Paraíba
  • Wenner Glaucio Lopes Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Thamirys de Sousa Correia Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n1p42-63

Palavras-chave:

Decisões financeiras, Educação Financeira, Formação financeira.

Resumo

O artigo tem como objetivo verificar se os estudantes de uma instituição pública apresentam aspectos de formação financeira e se estes influenciam nas decisões financeiras para sua vida. A pesquisa é exploratória, cujo questionário está dividido em dois blocos. A amostra é não probabilística, selecionado por conveniência, tendo amostra total de 320 alunos. Os cursos ligados a números como Ciências Contábeis e Economia estão intimamente ligados a melhor acepção de conhecimentos financeiros assimilados a vida acadêmica e vida pessoal. Verifica-se que o conhecimento sobre informações para gerenciar o dinheiro está concentrado em familiares, a casa própria é o principal item de consumo, 50% dos entrevistados se planejam para realizar uma compra. Apenas 15% possuem empréstimos, aproximadamente, como também apenas 12% adquirem bens de forma parcelada. Por fim, pode-se afirmar que 52,5% estão usando as práticas de educação financeira de forma eficiente, desta forma sugere-se a realização de maior atenção para investimentos por parte das instituições de ensino e dos governos em programas de educação financeira, visando tornar os indivíduos mais capacitados para a tomada de decisões financeiras.

 

Palavras - chave: Decisões financeiras; Educação Financeira; Formação financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kalyne Amaral Di Lorenzo Gadelha, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Ciências Contábeis da UFPB.Voluntária do projeto de extensão 'Educação Financeira Para Toda a Vida'. 

Wenner Glaucio Lopes Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2011) e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2004). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (1998). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba. Atua como Docente e Orientador no curso de Mestrado do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Editor Adjunto da Revista Evidenciação Contábil e Finanças (RECFIN). Participa como pesquisador de vários grupos de pesquisa cadastro no CNPq e é líder do grupo Evidenciação Contábil (UFPB). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Aplicada Aos Usuários da Informação, Finanças (Educação Financeira e Finanças Comportamentais) e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Thamirys de Sousa Correia, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Ciências Contábeis da UFPB.

Downloads

Publicado

24-05-2015