MARKETING AMBIENTAL: O caso da Associação Comercial e Empresarial Alfa

André Luís de Castro, Mário Gualberto de Brito Júnior

Resumo


Este estudo tem o propósito de investigar de que de maneira o marketing ambiental influencia na valorização da imagem de uma associação comercial, representante da classe empresarial. Para tanto, foi desenvolvido um estudo sobre uma associação representante do setor de comércio e serviços de um município de médio porte localizado no interior do Estado do Paraná, que desenvolveu uma estratégia ambiental voltada à comunidade empresarial do município, incluindo as empresas associadas. Empresas privadas utilizam o marketing ambiental muitas vezes para conseguir diferenciação em relação a seus concorrentes, o que não ocorre com a entidade estudada, uma vez que é a única representante do setor comercial da cidade. Por esse motivo, a investigação demonstrou aspectos ainda pouco conhecidos neste tipo de estratégia. Foram avaliadas a posição do gestor responsável pela estratégia adotada junto aos empresários, e também a opinião dos empresários associados sobre a iniciativa da qual participaram.  As respostas foram comparadas com os principais conceitos de marketing ambiental, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. Foi possível identificar que a estratégia adotada pela entidade possui o objetivo de conscientizar a comunidade empresarial para a importância da reciclagem. Evidenciou-se que, ações como esta, de responsabilidade socioambiental contribuem para que as organizações obtenham benefícios em termos de imagem junto aos clientes, porém, é preciso tomar alguns cuidados para realizar projetos como este, como a escolha de parceiros confiáveis. 


Palavras-chave


Marketing Ambiental; Responsabilidade Social; Sustentabilidade; Terceiro Setor; Associação Comercial.

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DOI: https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v7n1p82-102

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