Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito está sendo submetido na seção corresponde ao tipo de trabalho disposto na Políticas de Seção
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1.5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

 

      1.     Recebimento de Artigo teórico-empírico, ensaio teórico e tecnológico; Trabalhos técnico-tecnológicos (produção técnica-tecnológica) e Caso para ensino.

1.1    A RARA é uma revista eletrônica de publicação quadrimestral e encontra-se permanentemente aberta para o recebimento de artigos e trabalhos técnico-tecnológicos. Os quais serão analisados por ordem de recebimento.

1.2    Os artigos e trabalhos serão recebidos única e exclusivamente em formato digital através do site www.rara.unir.br. Não serão aceitos artigos e trabalhos enviados por e-mail, CDs, Pen Drives, etc. A RARA não se responsabilizará por artigos e trabalho enviados por outros meios que não o previamente especificado.

 2.     Normas de Produção

Os artigos e trabalhos deverão, preferencialmente, ter os seguintes capítulos: Introdução, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Discussões, Conclusões e Referências Bibliográficas. Aos trabalhos técnicos-tecnológicos poderão ser inseridos outros capítulos em função da especificidade dos trabalhos. Os casos de ensino possuem liberdade na construção do relato (storytelling) e obrigatoriamente, devem conter as notas de ensino com análise dos aspectos teóricos em discussão e guia de utilização pedagógica.

As tabelas e gráficos devem ser apresentados devidamente numerados e titulados, especificando-se valores, datas e fontes.

Imagens podem ser utilizadas como anexos e devem ser de absoluta importância substantiva.

Notas devem ser de caráter substantivo, restringindo-se a comentários adicionais ao texto. As notas devem ser situadas ao final da página com devida numeração, em fonte 10, espaçamento simples entre linhas e duplo entre as notas.

Citações menores de três linhas deverão ser inseridas diretamente no texto, entre aspas; quando maiores de três linhas, devem constituir parágrafo independente, com recuo de 4cm na margem esquerda e espaçamento simples. A especificação da fonte deverá ser colocada em sequência à citação, no formato sobrenome, ano de publicação e número de página (Ex. SOBRENOME, 2009, p. 15).

A Bibliografia deve seguir ao final do texto, anterior aos anexos, em ordem alfabética, com espaçamento simples entre linhas e duplo entre cada referência e com o título ou nome do periódico em negrito. Cada referência deverá conter, na seguinte ordem: sobrenome do autor, nome do autor, título, edição, local, editora, data e página. No caso de periódicos, é necessário inserir o nome do mesmo após o título da obra. Em caso de documento eletrônico, é obrigatória a especificação do endereço eletrônico e da data completa de acesso ao material.

Não serão aceitos em hipótese alguma artigos e trabalhos sem as devidas referências.

Anexos devem ser evitados, mas podem ser utilizados em casos de relevância ao conjunto da obra.  Ex. Mapas, imagens, tabelas extensas, etc.

Em caso de alguma dúvida sobre as normas previamente citadas, favor seguir as normas padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas em sua versão mais atual.  

 

2.1   Seção de Artigos teórico-empíricos e ensaios teóricos

2.1.1   Descrição

Artigo teórico-empírico

Envolve a apresentação de resultados de estudos ou pesquisas, fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas na análise do tema abordado, com consistência, relevância e com alguma contribuição para o desenvolvimento da área.

Artigo ensaio teórico

Abrange a discussão de determinado tema a partir de um posicionamento teórico relevante e consistente para a área do conhecimento. Tem pressupostos que fundamentam os argumentos favoráveis e/ou contrários e que caracterizam a posição da autoria em relação a uma ou várias teorias abordadas. Um ensaio teórico geralmente demanda uma análise profunda da literatura existente sobre o assunto abordado e pode ser caracterizado pela reflexão crítica, densidade de interpretação e proposições alternativas para analisar o tema e contribuir para a realização de futuros estudos.

2.1.2  Configuração

Artigo teórico-empírico e Artigo ensaio teórico

Os artigos submetidos deverão ser gravados em formato ".doc" (Word 1997-2003), margens de página superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, texto digitado em espaçamento 1.5 e fonte Times New Roman em corpo 12. Os artigos deverão conter entre 30.000 e 60.000 (ou entre 12 a 24 páginas) caracteres em seu total (resumo, corpo do texto com espaços, tabelas, notas, bibliografia e anexos). Deverá compor o artigo um resumo entre 500 e 800 caracteres em português e inglês e entre três a cinco palavras-chaves.

2.2 Trabalhos técnico-tecnológicos (produção técnica-tecnológica)

2.2.1   Descrição

Trabalho técnico-tecnológico

Corresponde a produção técnica-tecnológica nas diversas formas, cujo produção adota conhecimentos científicos, como: material didático ou instrucional; manual técnico, orientativo ou de procedimento; relatório científico de projeto financiado; relatório de pesquisa; relatório de assessoria ou consultoria voluntária; e, relatório de produção tecnológica com relatos de implementação de produto tecnológico com inovação de produto, técnica, processo, método e organizacional, desde que fundamente-se em bases científicas e de um produto que apresente desenvolvimento de algo novo.

Caso para ensino

Modalidade de trabalho que envolve: relato de uma situação vivenciada por um profissional ou por uma organização privada, pública ou do terceiro setor; ou ainda, projeto específico de natureza prática e/ou social. O caso de ensino deve compreender um dilema a ser analisado no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação e subsidiar o processo de tomada de decisão, gerando oportunidades para uma maior integração entre a teoria e a prática.

2.2.2  Configuração

Trabalho técnico-tecnológico

Os trabalhos submetidos deverão ser gravados em formato ".doc" (Word 1997-2003), margens de página superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, texto digitado em espaçamento 1.5 e fonte Times New Roman em corpo 12. Os trabalhos deverão conter entre 120.000 e 450.000 caracteres (ou entre 48 a 180 páginas) em seu total (resumo, corpo do texto com espaços, tabelas, notas, bibliografia e anexos). Deverá compor o trabalho um resumo entre 1.500 e 2.800 caracteres em português e inglês, e entre três cinco palavras-chaves.

Caso para ensino

Os casos para ensino submetidos deverão ser gravados em formato ".doc" (Word 1997-2003), margens de página superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, texto digitado em espaçamento 1.5 e fonte Times New Roman em corpo 12. Os artigos deverão conter entre 15.000 e 60.000 (ou entre 5 a 24 páginas) caracteres em seu total (resumo, corpo do texto com espaços, tabelas, notas, bibliografia e anexos). Deverá compor o artigo um resumo entre 500 e 800 caracteres em português e inglês, entre três a cinco palavras-chaves.

2.3 Artigo tecnológico

2.3.1   Descrição

Artigo tecnológico

Texto destinado a descrever e discutir casos gerenciais de (i) aplicação de tecnologias ou processos, (ii) desenvolvimento de tecnologias administrativas, contábeis e afins, (iii) metodologias de implantação ou aplicação e (iv) softwares relacionados com gestão de organizações e fomentadores de algum tipo de intervenção em organizações. Assim, sua natureza é sempre de aplicação. Os artigos tecnológicos devem observar os rigores metodológicos, conceituais e de redação válidos para outras modalidades de textos científicos.

2.3.2  Configuração

Artigo tecnológico

Os artigos submetidos deverão ser gravados em formato ".doc" (Word 1997-2003), margens de página superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, texto digitado em espaçamento 1.5 e fonte Times New Roman em corpo 12. Os artigos deverão conter entre 30.000 e 60.000 (ou entre 12 a 24 páginas) caracteres em seu total (resumo, corpo do texto com espaços, tabelas, notas, bibliografia e anexos). Deverá compor o artigo um resumo entre 500 e 800 caracteres em português e inglês e entre três a cinco palavras-chaves.

 

3.     Sobre o Material a Ser Publicado

3.1    Em caso de material não-inédito, o autor deverá especificar claramente o primeiro local de apresentação ou publicação do artigo, bem como as devidas alterações realizadas. A RARA possui restrições a material previamente publicado, como forma de evitar infringir direitos autorais.

3.2    Qualquer forma de plágio não será tolerada. 

 

Artigos

Descrição

Artigo teórico-empírico

Envolve a apresentação de resultados de estudos ou pesquisas, fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas na análise do tema abordado, com consistência, relevância e com alguma contribuição para o desenvolvimento da área.

Artigo ensaio teórico

Abrange a discussão de determinado tema a partir de um posicionamento teórico relevante e consistente para a área do conhecimento. Tem pressupostos que fundamentam os argumentos favoráveis e/ou contrários e que caracterizam a posição da autoria em relação a uma ou várias teorias abordadas. Um ensaio teórico geralmente demanda uma análise profunda da literatura existente sobre o assunto abordado e pode ser caracterizado pela reflexão crítica, densidade de interpretação e proposições alternativas para analisar o tema e contribuir para a realização de futuros estudos.

Configuração

Artigo teórico-empírico e Artigo ensaio teórico

Os artigos submetidos deverão ser gravados em formato ".doc" (Word 1997-2003), margens de página superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, texto digitado em espaçamento 1.5 e fonte Times New Roman em corpo 12. Os artigos deverão conter entre 30.000 e 60.000 (ou entre 12 a 24 páginas) caracteres em seu total (resumo, corpo do texto com espaços, tabelas, notas, bibliografia e anexos). Deverá compor o artigo um resumo entre 500 e 800 caracteres em português e inglês e entre três a cinco palavras-chaves.

Técnico-Tecnológico

Descrição

Trabalho técnico-tecnológico

Corresponde a produção técnica-tecnológica nas diversas formas, cujo produção adota conhecimentos científicos, como: material didático ou instrucional; manual técnico, orientativo ou de procedimento; relatório científico de projeto financiado; relatório de pesquisa; relatório de assessoria ou consultoria voluntária; e, relatório de produção tecnológica com relatos de implementação de produto tecnológico com inovação de produto, técnica, processo, método e organizacional, desde que fundamente-se em bases científicas e de um produto que apresente desenvolvimento de algo novo.

Caso para ensino

Modalidade de trabalho que envolve: relato de uma situação vivenciada por um profissional ou por uma organização privada, pública ou do terceiro setor; ou ainda, projeto específico de natureza prática e/ou social. O caso de ensino deve compreender um dilema a ser analisado no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação e subsidiar o processo de tomada de decisão, gerando oportunidades para uma maior integração entre a teoria e a prática.

Configuração

Trabalho técnico-tecnológico

Os trabalhos submetidos deverão ser gravados em formato ".doc" (Word 1997-2003), margens de página superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, texto digitado em espaçamento 1.5 e fonte Times New Roman em corpo 12. Os trabalhos deverão conter entre 120.000 e 450.000 caracteres (ou entre 48 a 180 páginas) em seu total (resumo, corpo do texto com espaços, tabelas, notas, bibliografia e anexos). Deverá compor o trabalho um resumo entre 1.500 e 2.800 caracteres em português e inglês, e entre três cinco palavras-chaves.

Caso para ensino

Os casos para ensino submetidos deverão ser gravados em formato ".doc" (Word 1997-2003), margens de página superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, texto digitado em espaçamento 1.5 e fonte Times New Roman em corpo 12. Os artigos deverão conter entre 15.000 e 60.000 (ou entre 5 a 24 páginas) caracteres em seu total (resumo, corpo do texto com espaços, tabelas, notas, bibliografia e anexos). Deverá compor o artigo um resumo entre 500 e 800 caracteres em português e inglês, entre três a cinco palavras-chaves.

Artigo Tecnológico

Descrição

Artigo tecnológico

Texto destinado a descrever e discutir casos gerenciais de (i) aplicação de tecnologias ou processos, (ii) desenvolvimento de tecnologias administrativas, contábeis e afins, (iii) metodologias de implantação ou aplicação e (iv) softwares relacionados com gestão de organizações e fomentadores de algum tipo de intervenção em organizações. Assim, sua natureza é sempre de aplicação. Os artigos tecnológicos devem observar os rigores metodológicos, conceituais e de redação válidos para outras modalidades de textos científicos.

Configuração

Artigo tecnológico

Os artigos submetidos deverão ser gravados em formato ".doc" (Word 1997-2003), margens de página superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, texto digitado em espaçamento 1.5 e fonte Times New Roman em corpo 12. Os artigos deverão conter entre 30.000 e 60.000 (ou entre 12 a 24 páginas) caracteres em seu total (resumo, corpo do texto com espaços, tabelas, notas, bibliografia e anexos). Deverá compor o artigo um resumo entre 500 e 800 caracteres em português e inglês e entre três a cinco palavras-chaves.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.