Socioamada: sociolinguística na formação de professores para atuarem nos ambientes pluri-linguísticos-dialetais do(s) povo(s) amazônico(s) / amazônida(s). / Socioamada: sociolinguistics in teacher training to act in multi-dialect-language environments...

Autores

  • Maria do Socorro Pessoa Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O Brasil é constituído de pluralidades e diversidades, embora isso seja pouco considerado nos currículos de Língua Portuguesa, ou da Educação Linguística Formal. Mudanças dependerão dos Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica Brasileira, especialmente os Cursos de Letras e Cursos de Pedagogia, que podem exercer relevante percepção das diversidades pluri-linguístico-dialetais nas salas de aula da Rede Pública de Ensino. Na Amazônia, este é um grande desafio, devido à rica sociodiversidade dos indígenas, com línguas e culturas específicas, e das culturas caboclas ribeirinhas, rurais e das demais populações tradicionais. Este mosaico sócio-linguístico-cultural está nas salas de aula, contrastando com o desejo de muitos professores em trabalhar com um grupo homogêneo, em condições de aprendizagem idênticas, que deixasse para fora da sala de aula as marcas de suas diferenças.

 

Palavras-Chave: Formação de Professores. Língua Portuguesa. Sociolinguística.

ABSTRACT: Brazil is made ​​up of plurality and diversity, although this is rarely considered in the curricula of Portuguese Language or of Formal Linguistics Education. Changes depend on Teacher Training Courses for Brazilian Basic Education, especially Letters and Pedagogy graduation courses, which can have significant perception of diversity, multi-language dialect in the classroom of the Public School. In the Amazon, this is a great challenge, due to the rich social diversity of indigenous languages ​​and cultures with specific cultures, such as the riverside cottages’, known as “caboclas”, and other traditional peoples. This socio-cultural-linguistic mosaic is strongly present in classrooms, in contrast to the desire of many teachers to work with a homogeneous group in identical learning conditions, leaving out of the classroom the marks of their differences.                                                                                                         

Keywords: Teacher Education. Portuguese. Sociolinguistic.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos