Socioamada: sociolinguística na formação de professores para atuarem nos ambientes pluri-linguísticos-dialetais do(s) povo(s) amazônico(s) / amazônida(s). / Socioamada: sociolinguistics in teacher training to act in multi-dialect-language environments...
Resumo
O Brasil é constituído de pluralidades e diversidades, embora isso seja pouco considerado nos currículos de Língua Portuguesa, ou da Educação Linguística Formal. Mudanças dependerão dos Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica Brasileira, especialmente os Cursos de Letras e Cursos de Pedagogia, que podem exercer relevante percepção das diversidades pluri-linguístico-dialetais nas salas de aula da Rede Pública de Ensino. Na Amazônia, este é um grande desafio, devido à rica sociodiversidade dos indígenas, com línguas e culturas específicas, e das culturas caboclas ribeirinhas, rurais e das demais populações tradicionais. Este mosaico sócio-linguístico-cultural está nas salas de aula, contrastando com o desejo de muitos professores em trabalhar com um grupo homogêneo, em condições de aprendizagem idênticas, que deixasse para fora da sala de aula as marcas de suas diferenças.
Palavras-Chave: Formação de Professores. Língua Portuguesa. Sociolinguística.
ABSTRACT: Brazil is made up of plurality and diversity, although this is rarely considered in the curricula of Portuguese Language or of Formal Linguistics Education. Changes depend on Teacher Training Courses for Brazilian Basic Education, especially Letters and Pedagogy graduation courses, which can have significant perception of diversity, multi-language dialect in the classroom of the Public School. In the Amazon, this is a great challenge, due to the rich social diversity of indigenous languages and cultures with specific cultures, such as the riverside cottages’, known as “caboclas”, and other traditional peoples. This socio-cultural-linguistic mosaic is strongly present in classrooms, in contrast to the desire of many teachers to work with a homogeneous group in identical learning conditions, leaving out of the classroom the marks of their differences.
Keywords: Teacher Education. Portuguese. Sociolinguistic.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).