Gestão, Coordenação e Orientação Educacional: trabalho integrado para o bom funcionamento da escola / Management, Coordination and Educationalguidance: integrated work for good operation schoo

Anna Karollina de Souza Oliveira, Gisele Caroline Nascimento dos Santos, Marlene Rodrigues, Naiara Francisca Viana

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o funcionamento da escola, no sentido de identificar as contribuições da diretora frente aos trabalhos na Instituição Escolar, bem como as funções e atribuições da supervisora e da orientadora educacional. Fez-se necessário um levantamento bibliográfico baseado principalmente em autoras que estudam a gestão escolar e os serviços de coordenação pedagógica (supervisão) e orientação educacional: Lück (2005, 2006), Giacaglia; Penteado (2006) e Almeida; Placco (2001); realizou-se pesquisa de campo em uma Escola Municipal da Cidade de Porto Velho, tendo como participantes uma diretora, duas vice diretoras, duas orientadoras e uma supervisora, utilizando como instrumental de coleta de dados roteiro de observação e entrevista. São várias as atribuições que são conferidas aos diretores, supervisores e orientadores na escola. De um modo geral e decorrente de várias mudanças no contexto histórico e social, a sociedade e as famílias, por vezes, atribuem a esses profissionais responsabilidades que ultrapassam o desempenho de suas funções.

Palavras-chave: Gestão Educacional. Supervisão Escolar. Orientação Educacional

ABSTRACT: In this study we aim at  understand the functioning of the school in order to identify the contributions of the principal to work in front of the School Institution, as well as the functions and powers of supervisory and guidance counselor. We use a literature based primarily on authors who study school management and coordination of educational services (supervision) and educational guidance: Lück (2005, 2006), Giacaglia; Penteado (2006) and Almeida; Placco (2001). We carried out a field research in a municipal school of Porto Velho, and interviewed the participants a director, two deputy principals, two guidance counselors and a supervisor, using as instruments for data collection observation script and interview. There are several assignments that are passed to directors, supervisors and counselors at school. In general and as a result of various changes in social and historical context, society and families sometimes attach to these professional responsibilities that exceed the performance of their duties.

Keywords: Educational Management. School Supervision. Educational Guidance.


 


Texto completo:

PDF


Revista da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa  (PROPESQ/UNIR)

www.propesq.unir.br