Gestão, Coordenação e Orientação Educacional: trabalho integrado para o bom funcionamento da escola / Management, Coordination and Educationalguidance: integrated work for good operation schoo
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o funcionamento da escola, no sentido de identificar as contribuições da diretora frente aos trabalhos na Instituição Escolar, bem como as funções e atribuições da supervisora e da orientadora educacional. Fez-se necessário um levantamento bibliográfico baseado principalmente em autoras que estudam a gestão escolar e os serviços de coordenação pedagógica (supervisão) e orientação educacional: Lück (2005, 2006), Giacaglia; Penteado (2006) e Almeida; Placco (2001); realizou-se pesquisa de campo em uma Escola Municipal da Cidade de Porto Velho, tendo como participantes uma diretora, duas vice diretoras, duas orientadoras e uma supervisora, utilizando como instrumental de coleta de dados roteiro de observação e entrevista. São várias as atribuições que são conferidas aos diretores, supervisores e orientadores na escola. De um modo geral e decorrente de várias mudanças no contexto histórico e social, a sociedade e as famílias, por vezes, atribuem a esses profissionais responsabilidades que ultrapassam o desempenho de suas funções.
Palavras-chave: Gestão Educacional. Supervisão Escolar. Orientação Educacional
ABSTRACT: In this study we aim at understand the functioning of the school in order to identify the contributions of the principal to work in front of the School Institution, as well as the functions and powers of supervisory and guidance counselor. We use a literature based primarily on authors who study school management and coordination of educational services (supervision) and educational guidance: Lück (2005, 2006), Giacaglia; Penteado (2006) and Almeida; Placco (2001). We carried out a field research in a municipal school of Porto Velho, and interviewed the participants a director, two deputy principals, two guidance counselors and a supervisor, using as instruments for data collection observation script and interview. There are several assignments that are passed to directors, supervisors and counselors at school. In general and as a result of various changes in social and historical context, society and families sometimes attach to these professional responsibilities that exceed the performance of their duties.
Keywords: Educational Management. School Supervision. Educational Guidance.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).