O ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO PRÁTICA REFLEXIVA E LIBERTADORA NAS LINHAS DA METODOGIA ATIVA

Autores

  • Wellington Costa de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Diane Aparecida Figueiredo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Saulo Magno Firmo Santos Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Autonomia, Ensino, Método.

Resumo

O presente artigo tem como escopo analisar o ensino de Filosofia no ensino médio, tendo como fio condutor o método ativo de aprendizagem como prática a consubstanciar atividades intelectivas reflexivas que libertem o pensamento da mera ação de apreensão conceitual preestabelecida. Partindo da verificação que na relação ensino-aprendizagem, os discentes ocupam o espaço de meros receptáculos dos conteúdos previamente elaborados, e, com isso, o processo de reflexão, característica fundamental da Filosofia, recai em depreciação limitando o pensamento humano em mero aparelho reprodutivo. O presente trabalho está pautado em pesquisa bibliográfica onde apresenta-se as contradições do método de ensino tradicional que causa óbice à liberdade do pensamento para a práxis da atividade produtiva libertadora, problematizando tal atividade numa relação dialógica com determinados pensadores de ordem filosófica e docente. Trata-se, portanto, de promover uma investigação frente ao exercício da busca pelo conhecimento e criação de conceitos face ao mundo envolto por subjetividades e mudanças possibilitando aos discentes, o alcance da autonomia da razão

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Biografia do Autor

Wellington Costa de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007), Pós-Graduado em Língua Portugues pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, Pós-Graduado em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Especializando em Língua Brasileira de Sinais, pelo Instituto Cotemar. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. MESTRE EM CIÊNCIAS HUMANAS - MPICH da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Diane Aparecida Figueiredo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Graduada em Letras Português/Francês e Direito pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro – FENORD. Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas Simonsen. Técnico Administrativo em Educação do Campus do Mucuri - UFVJM

Saulo Magno Firmo Santos, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Graduado em Direito pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro – FENORD.  Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Professor do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais – SER-TO

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Publicado

03/04/2019

Como Citar

de Oliveira, W. C., Figueiredo, D. A., & Santos, S. M. F. (2019). O ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO PRÁTICA REFLEXIVA E LIBERTADORA NAS LINHAS DA METODOGIA ATIVA. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 111. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/94

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