OS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO

Autores

  • Marcos Pinheiro Barreto Universidade Federal Fluminense

Resumo

O presente artigo discute a pertinência de articularmos no contexto escolar, a preocupação com o letramento de crianças e o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica. Após uma aproximação sobre o conceito de letramento, tendo em vista a insuficiência da noção de alfabetização para interpretar o significativo contingente de estudantes que não dominam plenamente a leitura e a escrita, discute-se a gravidade da crise socioambiental contemporânea, exigindo das escolas um esforço pedagógico para também interpretá-la, tendo em vista uma leitura crítica do mundo vivido. Para demonstrar a viabilidade de um terreno comum entre o letramento e a consciência ambiental é apresentada uma atividade pedagógica com estudantes de pedagogia, explorando as implicações sociais e ambientais das mídias eletrônicas domésticas.

Palavras – chaves: Letramento – crise socioambiental – mídia - cidadania

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pinheiro Barreto, Universidade Federal Fluminense

Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, trabalhando com formação de professores nas áreas de Ensino de História e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

16/01/2018

Como Citar

Barreto, M. P. (2018). OS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO. Revista Práxis Pedagógica, 1(1), 17–34. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/792