A ESCOLA NA VISÃO DE TODOS: UMA AÇÃO EM AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Autores

  • Sandra Daniele Haugg Fernandes Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Escola. Avaliação institucional. Ensino Fundamental

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar a realidade de funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, localizada na cidade de Nova Petrópolis, no RS, através da visão de todas as partes envolvidas no contexto escolar, no sentido pedagógico e administrativo. Através de pesquisa bibliográfica, baseada principalmente nas obras de Both (2012) e Gadotti (2000) e da análise do resultado de uma avaliação institucional, pretende-se descobrir qual o real cenário da escola e como ela é percebida por seus membros. A Escola Bom Pastor já é centenária e milhares de alunos por ela passaram. Nesses mais de cem anos de existência houve muitas alterações, porém todas dentro do que a lei determina. Esta escola honra com o compromisso junto ao ser humano, ofertando-lhe um processo de ensino e aprendizagem com qualidade. Nesse contexto é relevante ter uma avaliação consciente e atualizada que leve, não só o professor, mas todos os envolvidos, a obter uma visão ampla nos campos da cultura, cidadania e da vida em sociedade.

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Biografia do Autor

Sandra Daniele Haugg Fernandes, Universidade de Caxias do Sul

O propósito deste artigo é apresentar a realidade de funcionamento da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Bom Pastor, localizada na cidade de Nova Petrópolis, no RS, através da visão de todas
as partes envolvidas no contexto escolar, no sentido pedagógico e administrativo. Através de
pesquisa bibliográfica, baseada principalmente nas obras de Both (2012) e Gadotti (2000) e da
análise do resultado de uma avaliação institucional, pretende-se descobrir qual o real cenário da
escola e como ela é percebida por seus membros. A Escola Bom Pastor já é centenária e milhares de
alunos por ela passaram. Nesses mais de cem anos de existência houve muitas alterações, porém
todas dentro do que a lei determina. Esta escola honra com o compromisso junto ao ser humano,
ofertando-lhe um processo de ensino e aprendizagem com qualidade. Nesse contexto é relevante ter
uma avaliação consciente e atualizada que leve, não só o professor, mas todos os envolvidos, a obter
uma visão ampla nos campos da cultura, cidadania e da vida em sociedade.

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Publicado

03/04/2019

Como Citar

Fernandes, S. D. H. (2019). A ESCOLA NA VISÃO DE TODOS: UMA AÇÃO EM AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 61. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/49