ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO DOS MÉTODOS E A PERSPECTIVA HISTÓRICO – CULTURAL

Autores

  • Anne Mariette Alves Costa Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Rafael Fonseca de Castro Docente da UNIR

Palavras-chave:

Alfabetização, Teoria Histórico-Cultural da Atividade, Formação Docente.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é realizar um breve histórico da Alfabetização no Brasil, abordando os principais métodos de alfabetização convencionalmente utilizados, para então, defender a abordagem teórico-metodológica escolhida, a Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT), que vem embasando pesquisas teóricas e experimentais, levando a um novo entendimento acerca da origem e da estrutura das funções psíquicas superiores humanas. Ao longo do texto, estabelecemos relações entre o processo de alfabetização, e os pressupostos da CHAT, mostrando que através da produção de conhecimentos científicos e práticas inovadoras de relevância social, a teoria traz imensurável contribuição à Educação.

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Biografia do Autor

Anne Mariette Alves Costa Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestranda do PPGE/UNIR

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Publicado

31/12/2019

Como Citar

Alves Costa Souza, A. M., & Fonseca de Castro, R. (2019). ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO DOS MÉTODOS E A PERSPECTIVA HISTÓRICO – CULTURAL. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 160–179. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4805