CONCEPÇÕES QUE NORTEIAM OS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Criança, Concepção

Resumo

Durante muito tempo o atendimento à criança foi pautado na concepção assistencialista e compensatória. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a Educação Infantil passa a integrar a primeira etapa da Educação Infantil, com isso surge a concepção global que visa o desenvolvimento integral da criança, considerando a aquisição do conhecimento como uma construção coletiva e oferecendo as crianças experiências significativas.

Esse presente artigo tem o objetivo de analisar as concepções da Educação Infantil (assistencialista, compensatória e a global) presentes em documentos oficiais para a Educação Infantil como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natiely Almeida da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Downloads

Publicado

31/12/2019

Como Citar

Silva, N. A. da. (2019). CONCEPÇÕES QUE NORTEIAM OS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 149–159. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4322