CONSTRUÇÕES EDUCATIVAS DO JOVEM NEGRO: UMA ANÁLISE SOBRE A SUBJETIVIDADE

Autores

  • VIVIANE BERNADETH GANDRA BRANDÃO
  • Vânia de Fátima Noronha Alves

Palavras-chave:

Jovem negro, Práticas educativas, Subjetividade.

Resumo

Este trabalho consiste em uma discussão teórica sobre as construções educativas do jovem negro, na perspectiva da subjetividade. Desse modo, a temática integra os estudos em relação a educação e a cultura, tendo como hipótese que o processo de formação educativo do jovem negro propicia o seu processo subjetivo no contexto social. Nesse sentido, foi problematizado por meio da seguinte indagação: Como são construídas as práticas educativas do jovem negro considerando a sua subjetividade? Este estudo fundamenta-se metodologicamente em uma revisão bibliográfica fundamentada em leitura intensiva de textos sobre o tema, o que propiciou conhecimentos referente a conjuntura que o jovem negro está inserida, além de compreender as particularidades que cada um vive, o que favorece o processo de subjetivação fundamentado nas práticas educativas.

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Biografia do Autor

VIVIANE BERNADETH GANDRA BRANDÃO

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Puc Minas. Docente do Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Vânia de Fátima Noronha Alves

Doutora em Educação pela USP. Docente do programa de pós graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Puc Minas.

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Publicado

28/11/2019

Como Citar

GANDRA BRANDÃO, V. B., & Alves, V. de F. N. (2019). CONSTRUÇÕES EDUCATIVAS DO JOVEM NEGRO: UMA ANÁLISE SOBRE A SUBJETIVIDADE. Revista Práxis Pedagógica, 2(2), 72–89. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4288