A FUNÇÃO SUPERVISORA DO PEDAGOGO INTEGRADA À FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS

Autores

Palavras-chave:

Educação. Supervisor Pedagógico. Professor. Formação Continuada.

Resumo

Este trabalho tece reflexões acerca do papel do supervisor pedagógico no cotidiano escolar, dando ênfase, principalmente, à formação continuada docente. Ele considera a função supervisora como o eixo central que interliga o pedagogo e o professor, como partes de uma mesma instituição e de uma mesma intenção educativa. Nele, está evidenciado a sensibilidade política e ética, existente no universo escolar, e que perpassa para além dos muros da escola. E por ser a esfera educacional um processo complexo e dinâmico, este trabalho ainda apresenta alguns dilemas que imperam tanto sobre o papel do supervisor, quanto sobre o do professor, no que concerne ao exercício e reconhecimento de ambas as profissões, já que a educação é fruto de construções históricas que ainda refletem na contemporaneidade. Tendo como objetivo principal verificar a importância do supervisor educacional para a qualificação docente, este estudo busca, por meio da pesquisa bibliográfica, (re)significar a prática pedagógica em função da qualificação do processo de ensino – aprendizagem.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailce do Nascimento Macedo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Docência e Gestão dos Processos Educativos, pela Universidade do Estado da Bahia. (2013). É Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico: Orientação Educacional, Gestão e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2016) e especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2016) Atualmente é graduanda em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Santa Cruz-(UESC); é professora do Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Neilton Lima Moreira e educadora da Escola das Águas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos processos de Ensino-Aprendizagem, atuando com os seguintes temas: Educação do Campo, Processos de Alfabetização, Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC e Organização do Trabalho Pedagógico.

 

Downloads

Publicado

24/04/2020

Como Citar

Macedo, A. do N. (2020). A FUNÇÃO SUPERVISORA DO PEDAGOGO INTEGRADA À FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 47–58. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3987