A MAGIA DO CIRCO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andressa Menezes Universidade La Salle Canoas
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle Canoas
  • Louise da de Quadros da Silva Universidade La Salle Canoas http://orcid.org/0000-0002-8632-3374

Palavras-chave:

Ludicidade, Educação Infantil, Estágio Supervisionado, Interdisciplinaridade.

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a ludicidade e o circo na educação Infantil. O objetivo consiste em narrar a experiência do estágio supervisionado do Curso de Pedagogia desenvolvido em uma turma de nível III da educação infantil. Para isso, a investigação de cunho qualitativo se ancora em uma pesquisa bibliográfica, além do estudo de caso por relato de experiência como abordagem metodológica. Como principais resultados da pesquisa destacamos que o tema circo: a) oferece a oportunidade de desenvolver a expressão e as linguagens; b) potencializa o trabalho com as artes visuais, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); c) promove a aprendizagem de forma natural. Concluímos que a aprendizagem proposta pelo tema circo extrapola a dimensão da expressão corporal, permitindo, por meios lúdicos, além do conhecimento e percepção do próprio corpo e do espaço do corpo do outro, a diversão, o lazer e a socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Menezes, Universidade La Salle Canoas

Graduada em pedagogia pela Universidade La Salle Canoas.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e colaboradora do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Louise da de Quadros da Silva, Universidade La Salle Canoas

Mestranda em Educação na Universidade La Salle Canoas. Bolsista CAPES/PROSUP. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Downloads

Publicado

31/12/2019

Como Citar

Menezes, A., Susana Jung, H., & de Quadros da Silva, L. da. (2019). A MAGIA DO CIRCO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 96–110. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3960