TREINAMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS PARA O APRIMORAMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.

Autores

  • Gabriella Renuncio Bodanese Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Jogos digitais, Funções executivas, Treinamento cognitivo, Infância.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos do uso dos jogos digitais sobre as funções executivas na infância, incluindo trabalhos que utilizem-nos para o treinamento cognitivo ou avaliem os efeitos da interação com os jogos sobre o desempenho das habilidades que integram as funções executivas em crianças. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Eric, LILACS, ScienceDirect e Scielo por meio das seguintes palavras-chave: digital games AND executive functions; child AND games AND executive functions. Por meio das palavras-chave foram identificados 25 artigos nas bases de dados especificadas anteriormente, e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados para análise 6 artigos. Entre os resultados encontrados a partir dos artigos selecionados, pode-se concluir que os efeitos do uso dos jogos digitais sobre as funções executivas variam de acordo com o tipo de jogo utilizado, sendo a faixa etária de fundamental importância no desempenho da criança no jogo. Com essa revisão sistemática também pode-se perceber que este é um tema que está começando a ser pesquisado a pouco tempo, sendo o artigo mais antigo utilizado em minha pesquisa datado de 2012, sendo a maior parte dos artigos utilizados datados do ano 2016.

Palavra-chave: Jogos digitais; Funções executivas; Treinamento cognitivo; Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/11/2019

Como Citar

Bodanese, G. R., & Ramos, D. K. (2019). TREINAMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS PARA O APRIMORAMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Práxis Pedagógica, 2(2), 37–51. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3870