A formação docente e a inclusão escolar: Uma análise no Estado de Rondônia

Kesia Santana machado, Carma Maria Martini, Rosiane Ribas de Souza

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação docente para a promoção do ensino inclusivo em escolas públicas do Estado de Rondônia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e foi realizada em três escolas públicas da educação básica de Rondônia (sendo duas em Ji-Paraná e uma em Ouro Preto do Oeste). Envolveu vinte e nove (29) professores dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental. Para o embasamento teórico, utilizamos a legislação e demais documentos oficiais que versam sobre a educação inclusiva, bem como autores da área. Os dados evidenciaram que a formação docente para a promoção do ensino inclusivo nas escolas pesquisadas é deficitária, tendo em vista que a formação inicial não dá conta de capacitar os docentes para uma prática inclusiva e a formação continuada, da forma que é operacionalizada, também deixa a desejar. Esse panorama preocupante indica a necessidade de desenvolver pesquisas e ampliar a discussão sobre a temática, com o objetivo de contribuir para com a consolidação da educação inclusiva nas escolas.


Palavras-chave


Formação docente. Educação inclusiva. Escolas públicas

Texto completo:

PDF


Periódico com início em 2018.  Avaliação Qualis 2017-2018-  B3
Indexado em: