FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NAS TURMAS DE CINCO ANOS NA ATUAL EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Dione Martins Magalhães
  • Dayane Fernandes Ferreira Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Nair F. Gurgel do Amaral

Resumo

Até 2010 a Educação Infantil destinava-se ao atendimento das crianças de 0 a 6 anos. Com a publicação da Lei nº 11.274 de 6 de fevereiro de 2006, este quadro mudou progressivamente, considerando a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade e foi dado um prazo para que até 2010 os sistemas de ensino dessem conta desta tarefa. Assim, este estudo, tem como objetivo analisar como está acontecendo à formação docente para o ensino da leitura e escrita nas turmas de cinco anos da educação infantil, considerando a implantação da Lei nº 11.274/2006. De acordo com os estudos e reflexões, é possível visualizar um novo cenário na educação infantil. No contexto atual, a preocupação é o processo de ensino e aprendizado, questionamentos envolvendo os dilemas dos professores em relação ao ensinar a ler e escrever crianças que estão descobrindo o mundo que o cerca (ou mesmo se descobrindo). Desta forma, as Secretarias e demais instituições de ensino devem ater-se a questão da formação dos professores para contribuir no processo de efetivação dos novos objetivos emergidos a partir da Lei nº 11.274/2006.

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Biografia do Autor

Dione Martins Magalhães

Mestra em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Dayane Fernandes Ferreira, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Graduada em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura - FAROL

Nair F. Gurgel do Amaral

Docente do Departamento de Línguas Vernáculas-DLV/UNIR

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Publicado

04/01/2019

Como Citar

Magalhães, D. M., Ferreira, D. F., & Amaral, N. F. G. do. (2019). FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NAS TURMAS DE CINCO ANOS NA ATUAL EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 33–45. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3857