PROPAGANDA GOVERNAMENTAL: A ARTE DO CONVENCIMENTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTROVERSAS

Autores

  • Eliane Bastos Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Publicidade Governamental, BNCC, Políticas Educacionais, Currículo.

Resumo

O artigo trata do uso das publicidades governamentais como instrumento de convencimento e conformidade de opiniões acerca de políticas educacionais polêmicas e controversas. O trabalho em questão faz uma análise dos recursos utilizados pelo Ministério da Educação nos últimos 10 anos e compara os gastos entre os anos de 2015 a 2017, período de discussão e intensas críticas com relação à aprovação da Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa de metodologia bibliográfica, quantitativa, teve como aporte teórico as concepções elaboradas pelo sociólogo, cientista político e teórico da comunicação Harold Lasswell. Buscou-se averiguar os objetivos com as mudanças no currículo das escolas de todo o Brasil, através do modelo comunicacional de Lasswell: Quem, diz o que, através de que canal, para quem, com quais efeitos? Como resultado evidenciamos que o Governo Federal atingiu nos últimos dois anos o recorde em aumento de gastos com publicidade governamental, tendo o Ministério da Educação duplicado os gastos com propaganda entre os anos de 2015 e 2016. Com base no estudo realizado conclui-se que o aumento dos gastos com publicidade aconteceu exatamente em períodos de aprovação de políticas polêmicas, como o caso da BNCC, visando convencer a população de que as alterações no currículo irão melhorar a qualidade da educação, no entanto, ocultando a necessidade de debates mais amplos e os reais objetivos por trás da implementação dessas mudanças.

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Publicado

04/01/2019

Como Citar

Bastos, E. (2019). PROPAGANDA GOVERNAMENTAL: A ARTE DO CONVENCIMENTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTROVERSAS. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 197–215. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3852